O dia de uma eleição é sempre longo para um candidato e cada um gere essa ansiedade à sua maneira. O mesmo acontece nestas eleições americanas, em que Mitt Romney e Barack Obama preencheram o dia de formas bem diferentes.
O candidato republicano, que parte em ligeira desvantagem, ainda aproveitou o dia da votação para fazer campanha. Foi ao Ohio, um dos estados-chave, agradecer aos seus apoiantes.
“Estou muito optimista, não só com os resultados das eleições, mas também com o futuro da América”, disse Romney, citado pela AFP, numa sede de campanha, num centro comercial em Cleveland.
Acompanhado pelo filho Tagg e pelo candidato a vice-presidente Paul Ryan, Romney aproveitou as últimas horas para tentar convencer os últimos indecisos, mantendo na estrada uma operação de charme.
Na passagem pelo Ohio, Romney e Ryan comeram hambúrgueres num restaurante de “fast food”, enquanto crianças jogavam futebol americano em redor dos aviões no aeroporto de Cleveland.
Já Barack Obama não deixou o desporto em mãos alheias. O actual Presidente gosta de jogar basquetebol no dia das eleições e voltou a fazê-lo. Em Chicago, onde fará o seu discurso de vitória ou derrota, jogou com amigos e colaboradores.
Praticar desporto em dia de eleições é uma tradição para Obama e talvez seja até uma superstição. É que na única vez em que não jogou básquete em dia de votos (as primárias de 2008 em New Hampshire), Obama perdeu para Hillary Clinton.
O actual Presidente, no entanto, não se afastou completamente do cenário mediático e deu algumas entrevistas a rádios de Chicago.
Numa delas, conta a AFP, revelou que descobriu recentemente o “Gangnam style”, a música sensação da “pop” coreana.
“Penso que sei dançar assim. Mas não sei se o baile de investidura será uma boa altura para me lançar [no “Gangnam style”]”, brincou o candidato democrata.

Comentários