Dezenas de mortos em naufrágio de imigrantes em busca de asilo na Austrália

Não é conhecida a nacionalidade dos passageiros. Acredita-se que fossem cerca de 60 pessoas.

Naufrágios de barcos frágeis levam a operações de resgate de refugiados em águas australianas Jason Reed/Reuters

Um navio vindo da Indonésia naufragou perto da Austrália, mas as operações de busca só encontraram, para já, mortos: 13 corpos foram vistos, mas ainda não recuperados.

Acredita-se que no navio estivessem 60 pessoas em busca de asilo na Austrália, vindos da Indonésia, mas provavelmente de outra nacionalidade, não se sabe ainda qual, disse Jo Meehan, porta-voz da Marinha australiana.

Os corpos foram vistos, mas ainda não recolhidos, porque a operação de buscas, com 15 navios e dez aviões, continuava focada em tentar encontrar sobreviventes.

“A recuperação de corpos é complexa e leva muito tempo, portanto todas as embarcações estão a continuar [as buscas], porque é possível que ainda haja sobreviventes na água”, explicou o almirante encarregado da protecção fronteiriça, David Johnston.

A embarcação apareceu nos radares australianos a primeira vez na quarta-feira, mas tudo parecia normal, disse o ministro do Interior da Austrália, Jason Clare. Estava a apenas 51 quilómetros do que seria o seu destino: a ilha Christmas, a cerca de 500 quilómetros de Jacarta, Indonésia. A tripulação do avião da Força Aérea australiana que os viu contou 55 pessoas no convés, a maioria homens, mas também algumas mulheres e crianças.

Foi enviado um navio da Marinha para interceptar o navio com os requerentes de asilo, mas já não o encontrou. Começou então uma operação de busca, que só deu algum resultado na sexta-feira, quando o que restava do navio foi detectado por um avião de busca.

O ministro Clare lamentou "uma nova tragédia que nos lembra de modo terrível como estas viagens são perigosas”. A Austrália tem fortes medidas dissuasoras para imigrantes e requerentes de asilo, como a colocação em centros de detenção em ilhas isoladas do Pacífico, e longos tempos de espera para a apreciação dos seus casos.

Mas ainda assim muitos continuam a fazer a viagem perigosa, e muitas vezes mortal, em pequenas embarcações da Indonésia até à ilha australiana. Centenas de refugiados têm morrido nos últimos anos neste tipo de viagens. Desde Junho do ano passado, quase 25 mil imigrantes chegaram à Austrália via Indonésia.  
 
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues