Mais de 40 mortos em disparos contra manifestação pró-Morsi

Incidente, o mais grave das últimas semanas, aconteceu durante manifestação pela libertação do Presidente deposto do Egipto. Irmandade Muçulmana lança apelo à "revolta" contra os militares.

Fotogaleria
Membros da Irmandade Muçulmana e apoiantes de Morsi dão aos mãos em frente aos soldados da Guarda Republicana REUTERS/Amr Abdallah Dalsh
Fotogaleria
A Irmandade Muçulmana assegura que os seus apoiantes, concentrados há dias junto ao edíficio da guarda, estavam a fazer as orações da manhã quando os militares abriram fogo na sua direcção REUTERS/Amr Abdallah Dalsh
Fotogaleria
Os corredores dos hospitas no Cairo enchem-se com feridos AFP PHOTO/MAHMOUD KHALED
Fotogaleria
Um médico descansa durante alguns minutos REUTERS/Suhaib Salem
Fotogaleria
AFP PHOTO/MAHMOUD KHALED
Fotogaleria
AFP PHOTO/MAHMOUD KHALED
Fotogaleria
REUTERS/Suhaib Salem
Fotogaleria
Confrontos entre a polícia e os partidários de Morsi AFP
Fotogaleria
Exército lançou gás lacrimogéneo sobre os manifestantes AFP
Fotogaleria
Manifestantes protestavam pela libertação de Morsi AFP

Mais de 40 pessoas morreram ao início da manhã no Cairo, junto ao clube da guarda presidencial, o edifício onde se julga estar detido o Presidente deposto do Egipto. Os apoiantes de Morsi acusam o Exército de ter disparado contra uma manifestação pacífica; os militares dizem ter ripostado a um assalto lançado por "um grupo terrorista".

Fontes médicas citadas pela agência Reuters dão conta de pelo menos 42 mortos e mais de 300 feridos. Há relatos de manifestantes a tentarem reanimar feridos no meio da rua e de corredores de hospitais manchados com o sangue das vítimas.

A Irmandade Muçulmana, o movimento de que Morsi é dirigente, assegura que os seus apoiantes, concentrados há dias junto ao edíficio da guarda, estavam a fazer as orações da manhã quando os militares abriram fogo na sua direcção. 

A versão do Exército egípcio é diferente, assegurando que um oficial foi morto e 40 soldados ficaram feridos depois de “um grupo terrorista” ter tentado invadir o edifício onde Morsi estará detido desde que foi deposto pelos militares, na quarta-feira passada.  

Na sequência dos confrontos, o Partido Justiça e Liberdade – a ala política da Irmandade Muçulmana – apelou, num comunicado, à "revolta do grande povo do Egipto contra aqueles que estão a tentar roubar a sua revolução com tanques”. Na nota, citada pela AFP, o partido pede à “comunidade internacional, aos grupos internacionais e a todos os povos livres do mundo que intervenham para impedir novos massacres e (…) o surgimento de uma nova Síria no mundo árabe”.

Numa segunda comunicação, através da sua página na rede social Facebook, o movimento islamista acusa o chefe do Estado-Maior egípcio, o general Abdel Fattah al-Sisi, por este "crime horrível" e acusa-o de querer arrastar o Egipto "para o mesmo destino da Síria", país onde a revolta contra o Presidente Bashar al-Assad deu lugar a uma guerra civil que, em dois anos, terá provocado mais de cem mil mortos.

Numa tentativa de apaziguar a tensão, o juiz Adly al-Mansour, nomeado pelos militares para substituir Morsi, disse "lamentar profundamente" o incidente e anunciou a criação de um comité judicial para investigar o sucedido. O Presidente interino dá, no entanto, crédito à versão de que os disparos resultaram de uma tentativa de assalto ao edifício da guarda e pede aos egípcios para não se aproximaram de edifícios militares e "outras instalações vitais".

Já depois do incidente, um alto responsável da segurança egípcia anunciou o encerramento da sede da ala política da Irmandade, dizendo que foram encontrados no local "líquidos inflamáveis, facas e armas". E uma fonte militar contou que dois soldados egípcios foram sequestrados, espancados e obrigados a fazer uma declaração a favor do Presidente aos altifalantes de uma das concentrações que reúne apoiantes de Morsi antes de terem sido libertados.

A televisão estatal mostrou também confrontos entre islamistas e militares numa das principais estradas que conduz ao aeroporto do Cairo, embora a situação no resto da cidade seja descrita como calma.

 Perigosa escalada

O incidente é o mais grave desde o início da actual crise – que começou no final de Junho com enormes manifestações contra Morsi, que levariam o Exército a afastar o primeiro Presidente eleito do Egipto – e representa uma perigosa escalada para o país, ainda sem um governo e com um Presidente interino que não é reconhecido pela Irmandade, o maior movimento político egípcio. 

Em resposta ao que considera ter sido um "massacre", o partido salafista egípcio al-Nour já anunciou a sua retirada das negociações para a nomeação do primeiro-ministro e formação de um Governo de transição. "Decidimos retirar-nos imediatamente das negociações em resposta ao massacre que ocorreu em frente à Guarda Republicana", escreveu no Twitter o porta-voz do partido, Nader Baqqar.

O dirigente da oposição liberal, Mohamed ElBaradei, que chegou a ser apontado como primeiro-ministro do Governo interino até que os salafistas vetaram o seu nome, pediu um "inquérito independente" aos incidentes desta manhã, assegurando que "a violência apenas gera violência e deve ser condenada com firmeza".

Da Turquia, um dos poucos países que condenou sem reticências a intervenção dos militares para derrubar Morsi, "condenou vivamente o massacre" no Cairo e pediu o regresso imediato à legitimidade democrática. "O Egipto representa a esperança para as aspirações crescentes de democracia no Médio Oriente e a Turquia será sempre solidária com o povo egípcio", declarou o chefe da diplomacia de Ancara, Ahmet Davutoglu.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar