Detido adolescente suspeito de ter ajudado atirador de Munique

Jovem de 16 anos terá estado envolvido na página de Facebook usada para atrair pessoas ao local onde ocorreram os homicídios.

Foto
Michael Dalder / Reuters

A polícia alemã deteve um jovem de 16 anos sob suspeita de ter sido cúmplice do autor do ataque de Munique.

As autoridades dizem que o adolescente de nacionalidade afegã pode ter sido um “cúmplice tácito” do atirador e que tinha conhecimento dos planos de Ali David Sonboly, de 18 anos, e nada fez para o deter. Há também a suspeita de que terá estado envolvido na publicação no Facebook que teve como objectivo atrair potenciais vítimas ao restaurante onde ocorreu o tiroteio.

O adolescente "apresentou-se espontaneamente à polícia pouco depois do massacre e foi interrogado acerca das suas relações com o autor", disse a polícia num comunicado, citado pela AFP. Os investigadores notaram, contudo, "contradições" nas declarações prestadas e decidiram deter o jovem por "ausência de denúncia de um crime".

Sonboly, que chegou a receber tratamento psiquiátrico em 2015, atraiu as vítimas até ao local através de um post no Facebook, anunciando descontos num restaurante da cadeia McDonalds no centro comercial Olympia, no norte de Munique.

No entanto, as autoridades declararam ainda que não é possível confirmar se as pessoas contactadas através do Facebook se encontravam no local até porque nenhuma das vítimas mortais figurava entre as pessoas a quem Sonboly enviou mensagens.

O atirador foi descrito como um jovem perturbado, que terá sido vítima de bullying na escola, sem qualquer ligação a organizações islamitas. Segundo os investigadores, Sonboly estaria a planear o ataque há pelo menos um ano.

No seu quarto foram encontradas fotografias de uma visita recente que fez à escola de Winneden, no sudoeste da Alemanha, que em 2009 foi palco de um homicídio em massa em que um jovem de 17 anos matou 15 colegas antes de se suicidar.

Na sexta-feira, Sonboly matou nove pessoas e provocou pelo menos 10 feridos graves recorrendo a um uma pistola Glock de 9 mm que adquiriu ilegalmente. Na sua mochila, as autoridades encontraram 300 munições. O jovem acabou por se suicidar com um tiro na cabeça, depois de ter sido ferido pela polícia.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários