Declarado estado de emergência em três estados dos EUA devido à tempestade Isaac

Tempestade matou sete pessoas no Haiti e obrigou à retirada de milhares de pessoas Foto: Reuters

A tempestade tropical Isaac dirigiu-se na madrugada desta segunda-feira para os estados norte-americanos do Louisiana, Alabama e Mississipi, onde foi declarado o estado de emergência. As autoridades estimam que a tempestade pode transformar-se em furacão nas próximas horas.

Depois de ter passado no sul da Florida, no domingo, com ventos que ultrapassaram os 100 km/h, a tempestade dirige-se agora para o Golfo do México, ameaçando interromper a produção de petróleo – o que já fez disparar o preço do barril de crude na Ásia.

Os governadores do Alabama, Louisiana e Mississipi declararam o estado de emergência – à semelhança do que já aconteceu na Florida – na sequência do alerta de furacão. No Alabama, foi ordenada a evacuação das zonas costeiras. “É importante que os habitantes do Mississipi levem esta tempestade a sério e se preparem para os potenciais impactos”, disse o governador daquele estado, Phil Bryant, citado pela Reuters.

O furacão poderá afectar a zona de Nova Orleães, no estado do Louisiana, onde há quase sete anos (a 29 de Agosto de 2005) mais de 1800 pessoas morreram devido à passagem do furacão Katrina.

Depois de ter atravessado Cuba no sábado, sem registo de vítimas, a tempestade Isaac passou no domingo pelo Haiti, onde causou sete mortos e obrigou à evacuação de 18 acampamentos onde ainda vivem milhares de desalojados do sismo de 2010.

Segundo a BBC, a região mais afectada foi a costa oeste do país, onde se situa a capital Port au Prince. A agência humanitária da ONU no país afirmou que 14 mil pessoas tiveram de ser retiradas de áreas alagadas.

Ontem, o Isaac passou também na República Dominicana, onde morreram duas pessoas.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, a tempestade deve ganhar força no Golfo do México devido às águas quentes da região e às actuais condições atmosféricas.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues