Debaixo dos destroços do Rana Plaza já foram encontrados 1125 mortos

A última contagem é deste domingo, dia em que foram encontrados mais 15 corpos.

Foto
Trabalhos vão continuar na segunda-feira AFP

Continua a crescer o número de mortes provocado pela derrocada do edifício Rana Plaza, perto de Dacca, no Bangladesh. Este domingo, as autoridades anunciaram a recuperação de mais 15 corpos, fazendo a contagem subir para 1125.

Segunda-feira, os trabalhos vão continuar e as autoridades prevêem encontrar mais cadávares, uma vez que não sabem quantas pessoas trabalhavam naquele espaço onde funcionavam várias fábricas de têxteis.

Acredita-se que mais de três mil trabalhadores estavam no edifício de oito andares no dia 24 de Abril quando se deu a derrocada. Cerca de 2500 escaparam com vida e a última sobrevivente foi encontrada, 17 dias depois do acidente. Reshma, de 19 anos, está a recuperar num hospital militar e, segundo o médico Fakrul Islam, dormiu bem e tomou o pequeno-almoço este domingo de manhã. Desconhece-se quando terá alta hospitalar.

Um inquérito preliminar concluiu que as vibrações provocadas por grandes geradores estão na origem das fissuras na estrutura do edifício que acabou por ruir.

Bangladesh é o segundo maior exportador do mundo de têxteis devido aos baixos salários e à mão de obra abundante. Este sector-chave da economia, que gera 29 mil milhões dólares por ano (cerca de 22 mil milhões de euros), foi no ano passado 80% das exportações.

Contudo, as condições de trabalho e as normas de segurança nesta indústria são motivo de denúncias constantes de várias organizações não governamentais.

Sugerir correcção
Comentar