Daesh levou a guerra da Síria para uma discoteca de Istambul

A Turquia continua mergulhada na insegurança, que Erdogan deverá continuar a utilizar para consolidar o seu já vasto poder.

Foto
Flores e fotos das vítimas, à entrada da discoteca Reina Yagiz Karahan/REUTERS

A polícia turca está à procura de um homem natural da Ásia Central, com uma idade próxima de 25 anos, suspeito de ser o autor do ataque na discoteca Reina, em Istambul, às primeiras horas de domingo, no qual morreram 39 pessoas. O atentado foi reivindicado pelo Daesh, para penalizar a Turquia pela ofensiva em solo sírio. “O Governo turco deve saber que o sangue dos muçulmanos derramado com aviões e fogo de artilharia ateará um incêndio na sua própria terra”, declarou a organização jihadista.

A reivindicação do Daesh não foi surpreendente. A Turquia tem sido um alvo preferencial do grupo islamista nos últimos meses, apesar de ser raro haver uma reivindicação directa. O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla turca) rejeitou qualquer responsabilidade e os seus alvos são quase sempre elementos das forças de segurança ou políticos – e não civis.

A declaração do Daesh, divulgada na manhã desta segunda-feira e citada pela Reuters, fazia referência ao “Governo apóstata turco”. Classifica o atirador como um "soldado heróico" que "atacou uma das mais famosas discotecas onde os cristãos celebram o seu feriado infiel", diz a Reuters. No texto, o Daesh acusa ainda a Turquia de ser um país aliado dos cristãos por causa do seu envolvimento na guerra na Síria.

O Governo turco garantiu que irá continuar a ofensiva no país vizinho. “Este ataque é uma mensagem para a Turquia, contra as suas operações do outro lado da fronteira”, afirmou o vice-primeiro-ministro Numan Kurtulmus, numa conferência de imprensa em Ancara, acrescentando que a ofensiva na Síria vai continuar.

Pelo menos 25 das vítimas não tinha nacionalidade turca, segundo a agência estatal Anadolu. Eram sobretudo de países do Médio Oriente (Arábia Saudita, Israel, Líbano, entre outras). As autoridades detiveram oito pessoas sob suspeita de estarem ligadas ao ataque.

Foto
Imagem do alegado autor do atentado, divulgada pela plícia REUTERS

O autor dos disparos conseguiu fugir da discoteca. O jornal Haberturk cita elementos das forças policiais que dizem que os primeiros indícios apontam para um homem natural da Ásia Central, ou da província de Xinjiang, na China, onde é forte o movimento separatista da população de origem turca e muçulmana. Terá uma idade próxima dos 25 anos. O Governo turco revelou estar próximo de identificar o responsável pelo atentado e de dispor de informação relativa às “impressões digitais e aparência básica”.

A análise às imagens captadas pelas câmaras de segurança do Reina sugere, de acordo com especialistas em contraterrorismo, que o responsável pelo ataque teve treino profissional. “Ele provavelmente disparou balas daquelas em zonas de combate real. Não mostrou hesitação em disparar contra pessoas inocentes”, disse ao jornal Hurriyet o analista Abdullah Agar.

Terroristas todos iguais

No último ano, a Turquia foi alvo de vários atentados e tudo indica que a insegurança se vai manter nos próximos meses. O Presidente, Recep Tayyip Erdogan, tem englobado todos os ataques numa mesma narrativa cuja finalidade é sempre a mesma: desestabilizar a sociedade e, em última análise, derrubá-lo. É assim que o Governo turco e os seus apoiantes juntam o Daesh, os rebeldes curdos e a organização fundada pelo imã Fetullah Güllen na mesma categoria de inimigos do Estado.

No domingo, Erdogan acusou os autores do ataque de tentarem “desmoralizar” os turcos e “desestabilizar” o país. A insegurança que tem dominado o dia-a-dia tem sido usada pelo Presidente turco para limitar a acção da oposição e consolidar o seu poder. Na sequência do ataque, o primeiro-ministro, Binali Yildirim, deu indicações de que as penas para quem faça “acções de elogio ao terror” podem vir a ser reforçadas.

“Deve ser lembrado que acções de elogio ao terror são crime e têm sanções penais”, disse Yildirim, acrescentando que “não há diferença” entre os vários tipos de organizações “terroristas”. O Governo tem usado uma definição muito abrangente de grupos terroristas, especialmente após o golpe de Estado falhado de 15 de Julho, para justificar o afastamento de vozes críticas. Foi o que aconteceu com a detenção, em Novembro, de quase toda a cúpula do Partido Democrático do Povo (HDP), apoiante da causa curda e muito crítico de Erdogan.

Ao mesmo tempo, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, no poder) está a fazer avançar o projecto de revisão constitucional para transformar o sistema político turco de acordo com o modelo presidencialista. O objectivo de Erdogan é aprovar a reforma em referendo nos próximos meses.

Na sequência do golpe falhado, o Governo promoveu uma purga em quase todos os ramos da administração pública, incluindo as forças de segurança, as escolas e as universidades. A campanha, considerada excessiva pela União Europeia, destinou-se a afastar qualquer funcionário público com ligações ao movimento gülenista, mas é também encarada como uma forma de remodelar a própria sociedade turca, de acordo com um modelo islamista e nacionalista.

“Aproveitando a rejeição cidadã dos delírios golpistas de alguns militares e a impopularidade colhida pelo movimento gülenista elitista, [Erdogan] procura consolidar um modelo personalista de poder sem obstáculos”, escreve o analista do Instituto Elcano Jesús Villaverde.

Sugerir correcção
Comentar