Cruz Vermelha confirma “prisão secreta” americana no Afeganistão

Foto
Os EUA desmentem a existência desta prisão em Bagram Reuters

As forças norte-americanas no Afeganistão possuem instalações prisionais secretas na base aérea de Bagram, denunciou a Cruz Vermelha em exclusivo à britânica BBC.

Segundo esta organização internacional, pelo menos nove detidos foram mantidos num edifício à parte em Bagram do centro de detenção principal norte-americano no país, onde terão sido vítimas de abusos.

A existência da chamada “Tor Jail” (ou “prisão negra”), como a ela se referem os prisioneiros, não é porém reconhecida pelo exército dos Estados Unidos, apesar de fontes das autoridades norte-americanas terem dado a conhecer à Cruz Vermelha, desde Agosto de 2009, nomes de pessoas mantidas em instalações prisionais separadas em Bagram.

EUA negam

O militar responsável pelas prisões norte-americanas no Afeganistão, vice-almirante Robert Harward, negou veementemente a existência da “prisão secreta”, assim como que quaisquer abusos tenham sido cometidos contra os detidos, e sublinhou que o Centro de Detenção de Parwan é a única instalação prisional dos Estados Unidos existente no Afeganistão.


Os nove detidos ouvidos pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha testemunharam “histórias consistentes” de serem mantidos em isolamentos em celas geladas onde as luzes estão ligadas em permanência, de dia e de noite, e acusam o pessoal militar da base de os manterem em constante vigília.

Sugerir correcção
Comentar