Crimeia ajuda a arrasar crescimento russo

Ministro das Finanças reconhece problemas.

Foto
A integração da Crimeia na Rússia tem problemas económicos VASILY MAXIMOV/AFP

A economia russa pode ter um crescimento nulo em 2014 por causa da crise da Ucrânia, admitiu o ministro das Finanças de Moscovo, Anton Siluanov. “Estimamos que o crescimento do PIB seja muito baixo, de 0,5%. Talvez seja à volta de zero.”

A anexação da Crimeia não ajudou em nada, porque vai aumentar as despesas do Estado. O primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, prometeu aumentar os salários e as pensões, além de investir nas infra-estruturas da península. Mas Siluanov avisou que não se pode gastar demasiado naquela região, que estas promessas foram feitas “sem analisar as reais necessidades da Crimeia e de Sebastopol", a cidade portuária da região onde os russos já tinham estacionada a sua Frota do Mar Negro.

Nos três primeiros meses do ano, a fuga de capitais atingiu 63 mil milhões de dólares – este dinheiro está a sair do país devido à instabilidade geopolítica, reconheceu o ministro. Resulta da conversão de grandes quantias de rublos em moedas estrangeiras, disse, citado pela Reuters. O Banco Mundial avisou que a economia russa podia contrair-se 1,8% este ano, se a crise da Ucrânia se agravasse.

Sugerir correcção
Comentar