Criador dos Simpsons tem um cancro terminal e vai doar 100 milhões de dólares antes de morrer

Sam Simon quer ajudar a organização PETA e organismo de solidariedade social.

Foto
Simon continua a participar em iniciativas pelos direitos dos animais Sam Simon Foundation

O nome Sam Simon pode não ser do conhecimento da maioria das pessoas mas vai ficar para sempre ligado à criação dos Simpsons, a série de animação que há 25 anos faz rir o mundo inteiro com sátiras sobre a sociedade norte-americana. Simon foi diagnosticado com um cancro no cólon e foram-lhe dados três meses de vida. Dois anos depois continua activo mas a palavra terminal continua a estar no seu historial médico. Filantropo há muitos anos, decidiu doar a sua fortuna.

A decisão está tomada e vai concretizar-se. Sam Simon, que em 1989 se juntou a Matt Groening e James L Brooks para criar e desenvolver os Simpsons, mas que está afastado há vários anos da série, apesar de continuar a beneficiar financeiramente desta animação enquanto produtor executivo, vai doar 100 milhões de dólares à organização de defesa dos animais PETA e a outras organizações de solidariedade social.

Numa entrevista à estação de televisão norte-americana NBC, contou alguns dos momentos mais pessoais desde que soube que sofre de um cancro terminal, diagnosticado em 2012, e o trabalho que tem sido feito pelo médico que o acompanha desde então.

"Mostraram-me os meus exames e disseram que aqueles eram os exames de um homem morto. Eu disse: ‘É curável?’ E eles disseram: 'Nós não usamos essa palavra’. Ele disse: 'Não posso curá-lo, mas o meu trabalho é mantê-lo vivo’. E ele tem feito um trabalho notável. Sinto-me óptimo, nunca estive mais feliz, por isso agradeço-lhe doutor", contou.

Com apenas três meses de vida, segundo as previsões iniciais, Simon iniciou uma intensa batalha contra o cancro, a que juntou mais trabalho de filantropia. Tem trabalhado de perto com a fundadora da PETA para angariar verbas no combate à violação dos direitos dos animais. É ainda membro da direcção da organização Save the Children e criou a sua própria fundação - Sam Simon Foundation - para ajudar animais. “Sinto que é minha a responsabilidade de falar por aqueles que não o podem fazer”, sublinhou.

Simon admite que a doença não tem sido fácil de combater mas que consegue ver algo de positivo nesta “doença horrível”. "O cancro tem sido uma luta, uma viagem, uma aventura e a experiência mais incrível da minha vida."

Sugerir correcção
Ler 3 comentários