Corpo de jovem indiana violada foi cremado numa cerimónia privada

Logo pela manhã deste domingo decorreram as cerimónias fúnebres da jovem estudante de Medicina violada por seis homens.

Fotogaleria
Manifestações na Índia continuam este domingo Reuters
Fotogaleria
Ambulância que transportou o corpo da jovem a partir do aeroporto Reuters
Fotogaleria
Familiares seguiam no interior da ambulância para o local de cremação Reuters
Fotogaleria
No local de cremação, pessoas que foram prestar última homenagem passam frente à polícia Reuters
Fotogaleria
Protestos em Nova Deli este domingo Reuters
Fotogaleria
Manifestantes exigem que Governo defina políticas de segurança para as mulheres Reuters

De forma discreta e sob forte vigilância, foi cremado o corpo da jovem indiana que morreu vítima de uma violação colectiva num autocarro de Nova Deli, um crime que confrontou a Índia com a forma como trata as mulheres e forçou o Governo indiano a prometer medidas para reforçar a sua segurança.

“Vim aqui porque gostava muito dela. Era a mais brilhante das raparigas do nosso bairro”, contou à AFP Meena Rai, amiga e vizinha da jovem de quem o país não sabe o nome mas trata como heroína.

Segundo a amiga, a jovem planeava casar em breve com o rapaz que a acompanhava no dia 16 quando, depois de uma ida ao cinema, entraram num autocarro que pensava os levaria a casa. O casamento, acrescentou outra vizinha, estaria planeado para Fevereiro.

O funeral, segundo o rito hindu, foi acompanhado apenas pelos familiares mais directos e alguns dirigentes políticos e realizou-se poucas horas depois de o caixão ter sido recebido no aeroporto da capital indiana pelo primeiro-ministro, Manmohan Singh.

Mas a jovem foi homenageada por milhares de pessoas que, pelo segundo dia consecutivo, saíram à rua em concentrações e vigílias. Até estrelas de Bollywood participaram.

“Este incidente deve abrir-nos os olhos para a necessidade de educarmos os nossos filhos de outra maneira, de educar as pessoas de outra maneira”, disse à BBC um manifestante, enquanto outros cartazes pediam “Salvem as mulheres, salvem a Índia”. Para já, o Governo prometeu o reforço da segurança nas ruas e penas mais pesadas para os crimes sexuais.     

Entre as principais cidades, Nova Deli tem o maior número de crimes sexuais, com uma violação, em média, a cada 18 horas, de acordo com dados da polícia. Os dados do Governo mostram que o número de casos aumentou quase 17% entre 2007 e 2011.
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar