Coreia do Sul investiga ataque informático

Dois bancos e pelo menos três estações de televisão foram alvo de hackers que paralisaram os servidores.

Fotogaleria
Computadores exibem mensagem de erro YTN/AFP
Fotogaleria
Funcionários de um dos bancos colocam avisos de fora de serviço Lee Jae-Won/Reuters
Fotogaleria
Membros de uma agência estatal de cibersegurança acompanham a chegada de informações Jung Yeon-Je/AFP
Fotogaleria
Televisão YTN não deixou de transmitir apesar do ataque Lee Jay-won/Reuters
Fotogaleria
Militares elevaram o nível de alerta Jung Yeon-Je/AFP
Fotogaleria
Mensagem de fora de serviço numa máquina ATM em Seul Lee Jay-won/Reuters

Os sistemas informáticos das estações de TV sul-coreana KBS, MBC e YTN, bem como os de dois bancos Shinhan e Nonghyup, foram violados por hackers na quarta-feira. O ataque paralisou alguns dos servidores destas empresas. Algumas máquinas de levantamento de dinheiro foram afectadas, as emissões televisivas prosseguiram sem qualquer interrupção.

Foi um ataque gigantesco, de origem desconhecida e, segundo a polícia, citada pela agência de notícias AFP, irá demorar alguns dias a reunir informações que permitam perceber quem poderá estar por detrás do sucedido.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap informa que não se sabe se a vizinha e rival Coreia do Norte pode ser o berço deste ataque que, por volta das 14h00 locais, afectou algumas máquinas de levantamento de dinheiro do banco Shinhan.

Segundo a mesma agência coreana, o ministério da Defesa elevou o nível de alerta, apesar de não ter registado qualquer intruso nos sistemas da administração pública.

O jornal britânico The Guardian descreve que à hora do ataque alguns computadores começaram a exibir nos ecrãs uma caveira com alertas de um grupo que se chama "Whois Team". A mensagem dizia que aquilo era só o ínicio "do nosso movimento". Depois disso, refere a agência Yonhap, não foi possível reiniciar os computadores violados, exibindo estes uma mensagem de erro.

Um porta-voz do ministério da Defesa, citado pela BBC online, disse ser "prematuro afirmar que a Coreia do Norte está envolvida, mas também não é de excluir" essa hipótese.

No passado, a Coreia do Norte foi responsabilizada por dois ataques informáticos à Coreia do Sul, em 2009 e 2011.

Sugerir correcção
Comentar