Coreia do Norte prepara lançamento de mais um míssil

Seul defende que se trata de um teste para o lançamento de um míssil de longo alcance, o que considera uma provocação.

Foto
Lançamento deverá ocorrer 10 e 22 de Dezembro Bobby Yip/Reuters

Depois de uma primeira tentativa falhada, a Coreia do Norte prepara-se para lançar mais um míssil este ano. Segundo Pyongyang, o objectivo é lançar um satélite espacial. A Coreia do Sul diz que se trata de uma tentativa de mais um teste para o lançamento de mísseis de longo alcance.

A decisão foi anunciada este sábado, um dia depois de Kim Jong-un – que há um ano lidera o país, depois da morte do seu pai, Kim Jong-il – ter recebido uma delegação do Partido Comunista Chinês. Segundo a agência estatal norte-coreana, o míssil deverá ser lançado algures entre 10 e 22 de Dezembro.

É a segunda vez que a Coreia do Norte tenta fazê-lo este ano. A última tentativa, em Abril, redundou em fracasso.

O anúncio está a aumentar a tensão política com a vizinha Coreia do Sul, com eleições marcadas para 19 de Dezembro, que já deixou um aviso à Coreia do Norte. Seul argumenta que tudo não passa de um teste para o lançamento de um míssil de longo alcance e que essa provocação viola a proibição das Nações Unidas.

“A Coreia do Norte estar a tentar lançar novamente um míssil de longo alcance é uma grave provocação que ignora as preocupações e os avisos da comunidade internacional e um desafio directo”, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano num comunicado.

Sugerir correcção
Comentar