Pelo menos seis pessoas foram mortas e 40 ficaram feridas em violentos combates em Tripoli, no Líbano, entre partidários e opositores do Presidente sírio, Bashar al-Assad, na noite de quarta para quinta-feira, noticiou a AFP, que cita um membro das forças de segurança libanesas.
A Reuters noticiou números diferentes: cinco mortos e mais de 50 feridos.
Morteiros, granadas e metralhadoras foram usadas nos confrontos entre as facções sírias. “Houve combates muito violentos na última noite até às 5h (2h em Portugal Continental)”, disse. “Os confrontos ocorreram em várias zonas da cidade, incluindo no centro”, acrescentou a fonte da AFP.
Desde o início da revolta na Síria, combates mortíferos opõem regularmente em Tripoli habitantes do bairro sunita de Bab el-Tebbaneh, favorável aos rebeldes, ao sector alauita de Jabal Mohsen, que defende o regime de Assad.
Mas desde o passado domingo, o conflito está a atingir outras zonas da cidade, maioritariamente sunita. Dezassete pessoas – 18 segundo a Reuters – foram mortas e cerca de centena e meia de pessoas ficaram feridas nos últimos quatro dias. Bairros poupados à guerra desde 1985 estão a sofrer bombardeamentos. Na altura, violentos combates opuseram sunitas de Tripoli ao Exército sírio, que bombardeou a cidade durante vários dias.

Comentar