A coligação de centro-esquerda no poder venceu confortavelmente as eleições legislativas de domingo com perto de 60% dos votos, segundo os resultados parciais divulgados na manhã desta segunda-feira.
A União Social-Liberal, do primeiro-ministro Victor Ponta, no poder desde Maio, já anunciou a intenção de formar Governo. Mas há alguma expectativa sobre o que fará o Presidente, Traian Basescu, que a maioria tentou recentemente afastar e chegou a suspender.
A oposição de centro-direita, ARD, próxima de Basescu, conseguiu perto de 17%, segundo os dados divulgados quando estavam contados mais de 80% dos votos. O Partido do Povo obteve 14%.
A taxa de participação nas eleições foi de 41,6%, segundo os primeiros dados.
No início de Julho, a maioria dos deputados romenos aprovou a destituição de Basescu, interinamente substituído por Crin Antonescu, um dirigente da coligação no poder. Mas a decisão teria de ser aprovada num referendo cuja validade dependeria, nos termos constitucionais, da participação de metade mais um dos eleitores inscritos.
No referendo, a 29 de Julho, votaram apenas 46% dos eleitores e Basescu, que apelara a um boicote eleitoral, voltou ao cargo que termina em 2014. Entre os que foram às urnas, 87% votaram pelo afastamento.
O Presidente já em 2007 havia sobrevivido politicamente a um processo semelhante.
A União Europeia criticou o procedimento da maioria parlamentar.

Comentários