Sanders rouba eleitoras jovens a Hillary

Os dois candidatos à liderança do Partido Democrata enfrentam-se nas eleições primárias no país. Preferências do eleitorado feminino estão envoltas em polémica.

Foto
"Existe um lugar especial no inferno para as mulheres que não se ajudam entre si!”, afirmou Madeleine Albright Adrees Latif/REUTERS

Se conseguir ser eleita a candidata do Partido Democrata e depois ganhar as eleições presidenciais, Hillary Clinton tornar-se-á na primeira mulher a ser eleita Presidente dos Estados Unidos. Contudo, no dia em que se realizam as primárias em New Hampshire, segundo as sondagens, Bernie Sanders consegue angariar uma parte significativa do eleitorado feminino, nomeadamente entre as mulheres mais jovens.

De acordo com uma sondagem para o Wall Street Journal/NBC/Marist College, 64% das mulheres com menos de 45 anos afirma o seu apoio ao veterano senador do Vermont, enquanto  apenas 35% considera apoiar Hillary Clinton. Por outro lado, nas mulheres com mais de 45 anos, o apoio a Clinton é 9% superior.

Na última semana, a candidatura de Hillary Clinton tornou-se claramente um confronto geracional, quando dois ícones feministas, Madeleine Albright e Gloria Steinem, criticaram as jovens apoiantes de Bernie Sanders.

Ao apresentar a candidata democrata num comício em New Hampshire, no sábado passado, Madeleine Albright, de 78 anos, primeira mulher secretária de Estado nos Estados Unidos, falou da importância de eleger uma mulher para o mais alto cargo do país, e deixou uma forte crítica às jovens apoiantes de Sanders. “Podemos contar a nossa história, como cada uma de nós subiu a escada, e muitas jovens pensam que está feito. Mas não está. Existe um lugar especial no inferno para as mulheres que não se ajudam entre si!”, afirmou.

Já Gloria Steinem, de 81 anos, jornalista e uma porta-voz importante dentro do movimento feminista, no talk-show do comediante Bill Maher, afirmou que as mulheres tendem a tornar-se activas politicamente quando ficam mais velhas, sugerindo que as jovens que apoiam Sanders apenas o fazem para conhecer rapazes. “Quando és nova pensas: 'onde estão os rapazes? Os rapazes estão com o Bernie'”, declarou.

Estas declarações têm gerado imensa polémica nas redes sociais, nomeadamente entre mulheres que consideram que votar numa candidata – pelo facto de ser mulher e não por ser a pessoa mais indicada para o cargo – não é um acto feminista por si só.

No debate da MSNBC da quinta-feira passada, Bernie Sanders acusou Clinton de ser uma “candidata do sistema”, acusação que a antiga senadora e secretária de Estado negou, uma vez que se considera uma mulher a concorrer para ser a primeira Presidente na história dos EUA, afirmando que a sua eleição seria o fim de um longo caminho percorrido pelas mulheres. 

Depois de um primeiro confronto no caucus do Iowa, Sanders e Clinton enfrentam-se agora nas primárias de New Hampshire, com as sondagens a favorecerem o veterano senador do Vermont.  

Texto editado por Clara Barata

Sugerir correcção
Comentar