Cinco mortos em naufrágio de barco de imigrantes ao largo da Líbia

Em 48 horas foram socorridas 5800 pessoas ao largo da Líbia.

Fotogaleria
O naufrágio foi provocado por excesso de peso num dos lados da embarcação. Marinha Italiana
Fotogaleria
O naufrágio foi provocado por excesso de peso num dos lados da embarcação. Marinha italiana
Fotogaleria
O naufrágio foi provocado por excesso de peso num dos lados da embarcação. Marinha italiana

Pelo menos cinco pessoas morreram no naufrágio de um barco com imigrantes ao largo da Líbia, segundo anunciou esta quarta-feira a Marinha italiana, que socorreu 562 sobreviventes.

A Marinha conseguiu também filmar e fotografar toda a sequência do naufrágio — e divulgou as imagens que mostram o barco a tombar para um dos lados e a virar completamente. As imagens indicam que o naufrágio foi provocado por excesso de peso num dos lados da embarcação.

É a Itália que patrulha esta zona do Mediterrâneo. Tendo detectado a embarcação, um navio patrulha aproximou-se dela, provocando o pânico a bordo, que terá levado os imigrantes a fugirem para um dos lados do barco e fazê-lo tombar.

O navio italiano aproximou-se quando isso aconteceu, tendo lançado coletes salva-vidas aos que estavam na água. Uma fragata com helicóptero que estava na zona foi também enviada para a operação de salvamento.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), num relatório datado de 22 de Maio, 40 mil pessoas chegaram à costa italiana desde o início do ano. Nas últimas 48 horas, cerca de 5800 pessoas foram socorridas ao largo da Líbia, anunciou esta quarta-feira a guarda-costeira italiana.

Sugerir correcção
Comentar