China tenta proibir venda de bilhetes de avião a cidadãos de 19 países

A China está a tentar travar a venda de bilhetes de avião a cidadãos de 19 países do Médio Oriente e da Ásia Central que queiram entrar ou sair do país, segundo relatos de agentes de viagens chineses e um comunicado da companhia chinesa Southern Airlines, publicado hoje no "South China Morning Post".

De acordo com um empregado de uma agência de viagens, a administração da aviação civil chinesa (CAAC) publicou recentemente uma directiva dando instruções às agências para não venderem bilhetes a cidadãos deste grupo de países que se queiram dirigir para a Europa e Estados Unidos. "Estas pessoas não podem comprar bilhetes sem terem um visto", explicou a mesma fonte, não identificada pela AFP, acrescentando que esta medida foi tomada depois de pedidos dos Estados Unidos e vários países europeus. Apenas nos voos domésticos não se aplicam estas restrições.Por seu lado, o diário de Hong Kong "South China Morning Post", publicou hoje um comunicado da companhia chinesa Southern Airlines impondo um "controlo apertado" sobre os passageiros oriundos do Afeganistão, Israel, Egipto, Síria, Jordânia, Líbano, Irão, Iraque, Emiratos Árabes Unidos, Omã, Bahrein, Qatar, Arábia Saudita, Iémen, Kuwait, Sudão, Líbia, Argélia e Paquistão. O comunicado inclui ainda cidadãos palestinianos.
Esta lista corresponde praticamente ao grupo de países aos quais Pequim decidiu impor duras restrições em matéria de concessão de vistos depois dos atentados de 11 de Setembro. De acordo com fontes diplomáticas, também não identificadas pela agência francesa, é quase impossível aos cidadãos destes países obterem vistos para entrar na China.
Os serviços de imigração de Pequim e Cantão desmentiram, no entanto, qualquer restrição particular. "Desde que não exista nenhum problema com os documentos do passageiro, nós deixá-lo-emos viajar para fora do país", afirmou um polícia do aeroporto de Cantão.
As autoridades chineses estão em alerta máximo face à ameaça de atentados terroristas. Na próxima semana decorre em Shangai a cimeira da APEC (fórum de cooperação económica Ásia-Pacífico), até agora a reunião internacional mais importante realizada em solo chinês.
O Presidente norte-americano George W. Bush já confirmou a sua presença no encontro cujo principal assunto de discussão deverá ser a luta antiterrorista.

Sugerir correcção
Comentar