China põe fim à política do filho único e acaba com a reeducação pelo trabalho

Congresso Popular converteu em lei reformas anunciadas em Novembro pelo Partido Comunista Chinês.

Campo de reeducação pelo trabalho de Zhuzhou Baimalong, na província de Hunan
Fotogaleria
Campo de reeducação pelo trabalho de Zhuzhou Baimalong, na província de Hunan AFP/Ed Jones
Fotogaleria
Os casais poderão ter dois filhos WANG ZHAO/AFP

A China oficializou neste sábado o fim da política de controlo da natalidade introduzida no final da década de 70, com a aprovação pelo Congresso Popular de uma resolução que autoriza os casais compostos por filhos únicos a ter dois filhos.

A reforma já tinha sido anunciada em Novembro, após a conferência dos dirigentes do Partido Comunista Chinês, mas só hoje foi formalmente vertida em lei. A mudança prende-se com a quebra demográfica que levou a uma diminuição da população activa e um aumento dos idosos – em 2050 mais de 25% da população terá mais do que 65 anos, segundo as projecções.

A resolução prevê uma alteração gradual do sistema de controlo da natalidade, que durante décadas foi denunciado por activistas dos direitos humanos e das mulheres. Segundo várias organizações, a política do filho único forçou muitas chinesas a abortar contra a sua vontade, e também ao infanticídio de muitas meninas por causa da preferência dos casais por meninos (na balança demográfica do país, existe um desequilíbrio de 24 milhões a favor dos homens).

O comité permanente do Congresso Popular também adoptou uma resolução a abolir o programa de “reeducação pelo trabalho”, um sistema de trabalhos forçados inspirado nos gulags soviéticos que foi instituído há mais de 50 anos.

Segundo escreve a agência estatal Xinhua, o desenvolvimento do sistema legal chinês tornou “supérfluos” os campos de trabalho, onde as autoridades policiais podiam deter indivíduos sem acusação formal e sem recurso por um período de quatro anos.

O programa, que merecia as mais duras críticas das organizações internacionais de defesa dos direitos humanos, “ cumpriu a sua missão histórica”, observou o Congresso Popular.

De acordo com o ministério da Justiça da China, cerca de 160 mil reclusos estão a cumprir programas de “reeducação pelo trabalho” nos 260 campos que existem no país. A maioria destes indivíduos foi detida na sequência de crimes relacionados com o consumo ou o tráfico de estupefacientes – segundo a BBC, alguns dos campos de trabalho deverão ser reconvertidos em unidades de reabilitação de toxicodependentes.

Sugerir correcção
Comentar