Chefe de guerra paquistanês morto por drones

Mullah Nazir tinha já sido alvo de diversos ataques. Os seus homens combatem a NATO no Afeganistão.

Foto
Mullah Nazir era considerado uma ameaça pelas forças da NATO AFP

O mullah Nazir, importante chefe de guerra paquistanês, cujos homens combatem a NATO no Afeganistão, é uma das vítimas de disparos de drones norte-americanos que fizeram uma dezena de mortos em zonas tribais do Paquistão, informaram nesta quinta-feira fontes da segurança paquistanesa.

Nazir é um dos mais importantes combatentes mortos nos últimos anos por drones – aviões não tripulados – no nordeste do Paquistão, zona que serve com rectaguarda a talibans afegãos e paquistaneses e, presumivelmente, a grupos ligados à Al-Qaeda.

O ataque ocorreu em Sar Kanda, no Waziristão Sul, distrito tribal considerado um dos centros do movimento jihadista.

“O mullah Nazir e cinco dos seus combatentes foram mortos”, disse à AFP um alto responsável da segurança paquistanesa. Dois comandantes locais, Atta Ullah e Rafey Khan, estão também entre as vítimas, acrescentou.

Outro responsável citado pela agência disse que o ataque ocorreu na quarta-feira, mas que a informação só pôde ser confirmada nesta quinta-feira de manhã, dia em que, segundo residentes locais citados pela BBC, o funeral deverá ocorrer.

Um outro ataque de drones matou, nesta quinta-feira, pelo menos quatro islamistas no distrito vizinho do Waziristão Norte, o que fez subir para dez o número de mortos em menos de 24 horas.

Considerado o mais importante chefe de guerra do Waziristão Sul, o mullah Nazir tinha já sido alvo de diversos ataques de drones. No final de Novembro foi ferido, num atentado suicida em Wana.

Com cerca de 30 anos, era um aliado do comandante taliban Hafiz Gul Bahadur, que actua a partir do Waziristão Norte. Ambos fizeram do Waziristão a base para lançar operações contra as forças da aliança atlântica no vizinho Afeganistão.

“Os americanos e os afegãos suspeitam que o mullah Nazir acolhe combatentes árabes da Al-Qaeda”, disse à AFP o analista paquistanês Imtiaz Gul. “Eles [Estados Unidos e seus parceiros da NATO] querem eliminar todos os elementos activos da fronteira para minimizar as ameaças”, acrescentou.

A base americana de Chapman, em  Khost, Leste do Afeganistão, junto à fronteira paquistanesa, foi recentemente alvo de um atentado.

Sugerir correcção
Comentar