Chávez voltou ao activo a partir de Cuba

O Presidente venezuelano submeteu-se a uma quarta cirurgia a um cancro e poucos dias depois o partido reforçou a posição nas eleições regionais no país.

Foto
AFP Photo / Presidencia

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que na terça-feira da semana passada foi operado, em Cuba, por causa de um cancro, retomou o trabalho de Presidente a partir desta ilha, anunciou no domingo o ministro venezuelano das Ciências e da Tecnologia, Jorge Arreaza, em Havana.

“Desde anteontem [sexta-feira], o chefe começou a conversar connosco e a dar instruções sobre o que deve ser feito pelo nosso país”, disse Arreaza durante uma conversa telefónica com a cadeia pública de televisão da Venezuela VTV.

“A evolução do estado de saúde [de Chávez] é positiva e melhora de dia para dia, de hora a hora”, assegurou ainda Arreaza, no domingo, dia em que os eleitores venezuelanos votaram nas eleições para os governos e conselhos regionais do país.

Hugo Chávez foi operado na terça-feira, pela quarta vez em 17 meses, a um cancro cuja localização não é conhecida. Antes desta intervenção, Chavez anunciou ao país que poderá ficar “incapacitado” para assumir as funções de Presidente a 10 de Janeiro – ele que tinha sido reeleiro em Outubro. Designou como sucessor o vice-presidente Nicolas Maduro.

Se esta circunstância se verificar, Maduro assumirá a presidência e será o candidato oficial às novas eleições, que terão de se realizar num prazo de 30 dias.

Partido de Chavez vence regionais
As eleições regionais de domingo foram ganhas pelo partido do Presidente Hugo Chávez, que alargou o seu domínio a 20 dos 23 estados venezuelanos. As autoridades tinham apresentado este escrutínio como um plebiscito a Hugo Chávez, poucos dias após a sua mais recente cirurgia.

Os resultados publicados pelo Conselho Nacional Eleitoral relativos a 21 estados davam contam de que os candidatos do Partido Socialista Unificado da Venezuela (PSUV) tinham vencido em 20 estados, face a apenas dois conquistados pela oposição.

O partido no poder conseguiu conquistar o estado petrolífero de Zulia, o mais rico e mais povoado do país. O candidato do PSUV obteve 50,99% dos votos, contra 46,74% do candidato do partido até agora no poder na região.

O único sinal positivo para a oposição parecia ser a reeleição de Henrique Capriles (que perdeu para Chavez a eleição presidencial de Outubro) como governador do importante estado de Miranda. Com 94% dos votos apurados ao final do dia de domingo, Capriles tinha 50,5%, contra 46% da candidata chavista.

Sugerir correcção
Comentar