Chama-se Zazzz e é uma máquina de venda automática de marijuana

Nos Estados Unidos, a máquina ainda só existe no Colorado, que desde Janeiro permite a venda legal de cannabis para uso recreativo.

Foto
A máquina vai ter ainda à venda bolos e doces feitos à base de marijuana Liz Ferron

Nesta máquina de venda automática não há bolos, refrigerantes ou chocolates. Na máquina que foi apresentada este fim-de-semana em Avon, no Colorado, apenas se encontra marijuana a troco de umas moedas ou notas. A novidade — o aparelho é o primeiro do género nos Estados Unidos — surge após a legalização da marijuana no estado do Colorado.

A máquina chama-se Zazzz e é fabricada pela empresa American Green. O primeiro exemplar foi apresentado no sábado, num evento privado no condado de Eagle, no Colorado, e no dia seguinte foi instalada no dispensário médico Herbal Elements, em Avon, a cerca de 30 quilómetros. Será nesta loja que irá ser ligada e vender, além de marijuana, produtos à base de cânhamo, incluindo bolos e doces.

A entrada em funcionamento está a ser ultimada entre a American Green e a Herbal Elements e o fabricante espera distribuir mais máquinas no Estado norte-americano, sempre dentro de dispensários médicos licenciados.

Para comprar um produto na Zazzz não vai bastar dinheiro. A máquina vai exigir a apresentação de um documento de identificação, para confirmar a idade do comprador (terá de ser maior de 21 anos), ou do cartão atribuído a pessoas que consomem haxixe com fins médicos.

A American Green explica que a Zazzz foi criada para evitar que, por exemplo, doentes que necessitem de comprar marijuana não tenham que esperar em filas nas lojas que vendem o produto.

Stephen Shearin, responsável da empresa, disse ao blogue The Cannabist que máquinas como a que estará em breve em funcionamento não vão fomentar o consumo massivo de haxixe. “Tem simplesmente a intenção de melhorar as instalações de vendas legais no sentido de garantir que substâncias controladas (até onde podemos controlar no momento da venda) são dispensadas exclusivamente nas mãos daqueles que se qualificam legalmente", disse Shearin.

Desde 1 de Janeiro deste ano que no Colorado se passou a poder vender legalmente cannabis para uso recreativo. Até o início deste ano, apenas 19 Estados norte-americanos permitiam legalmente o consumo para fins médicos. Além do Colorado, também Washington permite a venda de marijuana.

As possibilidades de uma nova indústria legal da marijuana estão a levar muitos a ponderar abrir negócios e entrar neste novo nicho de mercado. A empresa de consultoria ArcView Group estimou que o mercado possa valer 2340 milhões de dólares este ano e que possa crescer para 10.200 milhões de dólares dentro de cinco anos. Na primeira semana de legalização no Colorado, a venda rendeu cinco milhões de dólares. O Estado prevê que o negócio renda 578,1 milhões de dólares por ano. Em impostos, o estado arrecadará 67 milhões de dólares.

Sugerir correcção
Comentar