Chuvas torrenciais fazem três mortos na Europa Central

Situação mais grave regista-se em Praga, na República Checa, com dois mortos, quatro desaparecidos e o risco de inundação do centro histórico.

A estátua de Sri Chinmoy parcialmente submersa
Fotogaleria
A estátua de Sri Chinmoy parcialmente submersa David W. Cerny/REUTERS
Fotogaleria
David W. Cerny/REUTERS
Fotogaleria
David W. Cerny/REUTERS
Fotogaleria
MICHAL CIZEK/AFP
Fotogaleria
David W. Cerny/REUTERS

Pelo menos três mortos e oito desaparecidos é o saldo das fortes chuvas na Europa central, que causaram inundações e aluimentos de terra em pelo menos três países.

A situação mais grave este domingo estava a ocorrer em Praga, na República Checa, com pelo menos dois mortos e quatro desaparecidos. As fortes chuvadas dos últimos dias levaram as autoridades a tomar precauções para que o centro histórico da cidade não seja totalmente inundado.

A circulação de transportes públicos está limitada e oito estações de metro foram encerradas, depois de as águas do rio Vltava terem chegado a algumas partes da Cidade Velha. "Devido à actual situação, declarei o estado de perigo na região da capital", disse o presidente da câmara de Praga, Tomas Hudececk, citado pela agência Reuters.

A subida do nível dos rios na República Checa levaram à evacuação de várias localidades e ao encerramento de auto-estradas e de linhas ferroviárias.

Várias barreiras de metal e pilhas de sacos de areia foram já colocadas em locais estratégicos, para evitar a repetição da tragédia das cheias de 2002, que então  fizeram 17 mortos e forçaram dezenas de milhares de pessoas a saírem das suas casas. Os prejuízos financeiros foram calculados em vários milhares de milhões de euros só em Praga. Na sequência da catástrofe, o Governo da República Checa instalou um sistema anti-inundações no valor de 115 milhões de euros.

Na Áustria, pelo menos uma pessoa morreu e duas eram este domingo dadas como desaparecidas, havendo ainda cerca de 300 desalojados, em consequência de inundações e aluimentos de terra. As províncias de Voralberg, Tyrol, Salzburgo e Alta Áustria foram colocadas em estado de alerta. Em duas delas, Salzburgo e Tyrol, o tráfego ferroviário foi interrompido. Uma parte da auto-estrada que liga o país à Suíça foi encerrada.

No Sul e Oeste da Alemanha, as chuvas torrenciais fizeram transbordar vários cursos de água. Duas pessoas são dadas como desaparecidas em Reutlingen (Sudoeste do país). 

Sugerir correcção
Comentar