Ordem de Malta celebra 900 anos no Vaticano

Procissão na praça de São Pedro marcou comemoração. Bento XVI também é membro daquela organização.

Fotogaleria
Ordem de Malta tem relações protocolares com mais de uma centena de países AFP
Fotogaleria
Cardeal Tarcício Bertone abençoa membros da Ordem AFP
Fotogaleria
No final da missa, Bento XVI saudou a Ordem de Malta AFP

A Ordem de Malta, uma ordem religiosa de elite, para os membros da nobreza europeia, celebrou os seus 900 anos de existência com uma procissão, uma missa e uma audiência com o Papa no Vaticano, este sábado. Bento XVI também é membro desta ordem que, em tempos, foi de cavaleiros.

Actualmente, a ordem já não luta contra os muçulmanos em nome da fé cristã, mas é detentora de cantinas sociais, lares para idosos, hospitais e outros serviços de saúde e assistência social em 120 países. É ainda uma entidade soberana com poder para imprimir passaportes e emitir moeda. É membro observador nas Nações Unidas e tem relações diplomáticas com 104 países, apesar de não ter qualquer estado a que possa chamar de seu – em 1798, Napoleão expulsou-a de Malta.

Cerca de quatro mil pessoas – voluntários que envergavam fatos cor-de-laranja; crianças com bonés vermelhos; e os membros da ordem com longas capas negras ponteadas, de cada lado do peito, com a cruz de Malta – chegaram à Praça de São Pedro em procissão e entraram na basílica, marcando assim a data em que a Santa Sé reconheceu a ordem, há 900 anos.

Depois da missa, celebrada pelo cardeal Tarcisio Bertone, o número dois do Vaticano; Bento XVI foi à basílica para uma audiência, na qual agradeceu à ordem os seus serviços e a exortou a continuar a providenciar serviços de saúde, em todo o mundo, para os mais necessitados, mantendo-se fiel aos ideais cristãos. O trabalho daquela organização "não é só filantrópico, mas é uma expressão efectiva e um testemunho vivo do amor evangélico", disse o Papa.

A história da ordem começa no século XI, numa enfermaria, em Jerusalém, que foi criada por um monge para auxiliar os perigrinos que visitavam a Terra Santa. Durante o tempo das cruzadas, a ordem espalhou-se e assumiu um papel militar ao proteger os peregrinos dos ataques muçulmanos. Em Fevereiro de 1113, o papa Pascoal II reconheceu a ordem e entregou-lhe uma bula papal onde lhe dá um estatuto de soberania e de independência.

Para serem admitidos, os membros tinham de provar a sua origem nobre até à oitava geração. Este requisito já não é tão rígido em alguns países europeus, mas continua a existir, com membros da ordem pertencentes às famílias católicas mais ricas da Europa. Sessenta dos seus 13.500 membros são "cavaleiros professos" porque fazem votos de pobreza, castidade e obediência e vivem como monges, embora não sejam ordenados padres. Da ordem fazem ainda parte 80 mil voluntários e 25 mil médicos, enfermeiros e paramédicos.

Sugerir correcção
Comentar