Carta aberta exige intervenção de Portugal para impedir morte de Luaty Beirão

Filósofos José Gil e Jacques Rancière, escultor Rui Chafes, actor Joaquim de Almeida e realizador norte-americano Gus Van Sant dizem que “Portugal não pode persistir como testemunha silenciosa e passiva de um lento assassinato político sem se tornar seu cúmplice”.

Foto
Cartaz na vigília pela libertação dos presos políticos no Porto, na semana passada Diogo Baptista

Numa carta aberta dirigida ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e ao embaixador de Portugal em Luanda, João da Câmara, um grupo de intelectuais, artistas e dirigentes políticos portugueses e internacionais - entre eles os filósofos José Gil e Jacques Rancière, o escultor Rui Chafes ou o realizador Gus Van Sant - consideram “imperativo” que o Governo português “tome uma posição e publicamente exija a imediata libertação de Henrique Luaty Beirão”, o cantor e activista político que foi detido, com outros 14 companheiros, no passado mês de Junho, e acusado de conspiração para depôr o Governo do Presidente José Eduardo dos Santos.

Em protesto contra a ilegalidade da sua detenção, Luaty Beirão iniciou uma greve de fome que cumprirá na terça-feira 30 dias. A acelerada deterioração do seu estado de saúde levou as autoridades angolanas a transferi-lo do hospital-prisão de São Paulo, em Luanda, para a Clínica Girassol, uma unidade de saúde privada na capital do país, onde está internado sob vigilância médica e policial. Segundo informações avançadas aos familiares dos restantes arguidos, mas ainda sem confirmação oficial, todos os outros reclusos estarão agora reunidos na penitenciária de São Paulo.

Lembrando que Luaty Beirão é detentor de dupla nacionalidade angolana e portuguesa – o que faz dele, neste caso, “um cidadão português detido ilegalmente no estrangeiro” – os subscritores da carta, que entretanto já se tornou uma petição pública internacional, defendem ser “obrigação constitucional, ética e moral do Estado português” impedir que a luta política do activista faça dele um mártir da causa da liberdade e da justiça. “Sabemos que a sua morte pode estar próxima, na sequência da sua longa greve de fome”, e esse é um desfecho que Portugal “não pode permitir que aconteça” – “As autoridades portuguesas não pode, sob pretexto algum, demitir-se das suas obrigações.”

“Nenhum valor pode erguer-se acima da defesa dos direitos humanos”, afirmam os signatários, que reconhecendo as “dificuldades e complexidades das relações diplomáticas entre Angola e Portugal” não deixam de lamentar que as autoridades nacionais mantenham o silêncio sobre o caso de Luaty Beirão e dos restantes activistas detidos. “Portugal não pode persistir como testemunha silenciosa e passiva de um lento assassinato político sem se tornar seu cúmplice”, criticam.

A carta aberta é assinada também pelos ensaístas António Pinto Ribeiro e José Bragança de Miranda, os actores Joaquim de Almeida e Maria de Medeiros, o encenador Jorge Silva Melo, o escritor Almeida Faria, os cineastas Pedro Costa, Víctor Erice (espanhol) e Bruno de Almeida e ainda os líderes do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, e do partido Livre, Rui Tavares, entre outros. A petição pública está disponível no endereço http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT78772, numa versão bilingue.

A presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río, também endereçou uma carta ao Presidente de Angola, com um apelo pessoal para que “salve a vida de Luaty Beirão” e “proteja os direitos de liberdade de opinião” dos quinze activistas detidos “e de todos os cidadãos de Angola”.

Exprimindo a sua admiração pela “luta do povo angolano pela sua independência, pelo fim da trágica guerra civil e pela paz”, e ainda pelos “contributos que escritores, músicos e outros artistas angolanos têm trazido para a cultura africana e universal”, a viúva de José Saramago confessou a “preocupação” e “emoção” com que tem acompanhado o caso de Luaty Beirão e dos seus companheiros. A sua esperança é “que prevaleçam os princípios do respeito pela justiça sobre todas as atitudes que desmerecem a democracia”, escreveu.

Uma outra iniciativa pública de apoio aos activistas presos em Angola está marcada para quarta-feira, dia 21 de Outubro: trata-se de uma vigília de solidariedade, às 18h30, na Praça D. Pedro IV (Rossio), em Lisboa. A concentração, promovida pelo grupo de cidadãos LAPA (Liberdade aos Activistas Presos em Angola), conta com o apoio de organizações como a Amnistia Internacional, a associação cívica Transparência e Integridade e a Solidariedade Imigrante – Associação de Defesa dos Imigrantes.

 

Sugerir correcção
Ler 23 comentários