Cameron rejeita programa português de descriminalização do consumo de drogas

Programa português está em prática desde 2001 e foi elogiado por comité britânico.

Foto
David Cameron não acredita na descriminalização do consumo de drogas como resposta à toxicodependência AFP

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, rejeitou esta segunda-feira a hipótese de adoptar ao Reino Unido a experiência portuguesa de descriminalização do consumo de droga como combate à toxicodependência.

O estudo da abordagem de Portugal nesta matéria tinha sido proposto por uma comissão de Assuntos Internos, que considerou positivo o programa português iniciado em 2001.

“Ficámos impressionados com o que vimos do sistema de despenalização português”, refere o relatório entregue ao executivo de Cameron para análise. “Embora não seja certo que a experiência portuguesa possa ser replicada no Reino Unido, tendo em conta as diferenças sociais, acreditamos que este modelo merece uma consideração significativamente mais profunda”, sugere ainda a comissão.

Mas David Cameron não acredita na descriminalização e afirma mesmo que a actual política de combate ao consumo de drogas ilegais em território britânico está a ter bons resultados. “O uso de drogas está a diminuir, a ênfase dada ao tratamento é absolutamente correcta e precisamos de continuar para garantir que conseguimos realmente fazer a diferença”, respondeu o chefe de Governo de Londres, que sublinhou ainda o trabalho que é necessário executar para acabar com o consumo de drogas nas prisões.

Apesar da recusa de Cameron, à BBC Radio 4, o secretário de Estado do Interior, Jeremy Browne, admitiu que o relatório apresenta “ideias novas interessantes” e manifestou-se aberto a estudá-las. “Temos mentes abertas, pensamos que é um relatório equilibrado, decente. Vamos considerá-lo de forma cautelosa”, disse.

Sugerir correcção
Comentar