Califórnia voltou a celebrar casamentos gay

Tribunal de São Francisco inviabilizou a Proposition 8 que proibia o casamento de casais do mesmo sexo depois de decisão do Supremo.

Foto
Kris Perry e Sandy Stier foram as primeiras a casar na câmara de São Francisco AFP

A realização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo foi retomada na Califórnia, pouco depois de um tribunal de recursos da cidade de São Francisco ter decidido levantar a proibição de casamento gay estabelecida através de um referendo realizado em 2008.

O regulamento, que ficou conhecido pela designação eleitoral Proposition 8, foi inviabilizado na sequência da decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos que, na quarta-feira, ratificou a sentença proferida por um tribunal inferior revogando a proibição do casamento gay.

O Supremo considerou improcedente o recurso para a anulação dessa decisão judicial, argumentando que os requerentes não conseguiram demonstrar que os seus direitos seriam prejudicados com a realização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Os juízes do tribunal de Recursos do 9.º Círculo determinaram a “dissolução imediata” da aplicação da lei votada em referendo. Pouco depois, os dois casais que apresentaram o recurso que chegou até ao Supremo casaram em São Francisco e em Los Angeles.

“Esperaram e lutaram por este momento durante muito tempo”, comentou a procuradora-geral da Califórnia, Kamala Harris, que celebrou o casamento de Kris Perry e Sandy Stier em São Francisco, declarando-as “cônjuge e cônjuge”.

A coligação de organizações religiosas que apresentou a Proposition 8 reagiu à decisão classificando-a como “uma desgraça para a Califórnia”.

Sugerir correcção
Comentar