Britânico condenado por ter engolido um peixe-dourado vivo

Jovem foi traído por um vídeo que publicou na Internet e condenado por infligir dor ao animal.

Foto
Adriano Miranda

Gavin Hope, de 22 anos de idade, tornou-se a primeira pessoa a ser condenada pela Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra os animais (RSPCA) britânica, depois de engolir um peixe de estimação vivo num desafio online do jogo Neknomination. O jovem acabou por ser traído pelo vídeo que publicou na Internet.

Antes de engolir o peixe, o britânico aparece no vídeo a ingerir uma mistura de cerveja, pimenta, tequila, ovos crus e comida de peixe. Seguidamente, conforme relatou a inspectora-chefe da RSPCA, Michelle Charlton, em tribunal, o réu “agarra um copo com alguma água e o peixe, mostra-o para câmara e engole-o”.

Durante o julgamento, que decorreu no tribunal de Gateshead, foi também divulgado, de acordo com o jornal inglês Mirror, um relatório do veterinário David Martin, onde se explica que o “o peixe terá morrido pouco tempo depois de ser engolido”, por “asfixia”, devido não só à “própria acidez do estômago”, como também ao “álcool ingerido pelo jovem”.

Gavin Hope foi condenado por não proteger o animal da dor e do sofrimento e terá de desembolsar cerca de mil euros.

Segundo a RSPCA, o réu mostrou-se envergonhado pela atitude e garantiu que este foi um acto impulsivo irrepetível. “Comer um animal vivo e publicar o vídeo online não é entretenimento, é inaceitável”, realçou Michelle Charlton.

A inspectora da RSPCA sublinhou ainda, durante o julgamento, a urgência de acabar com estes desafios online que utilizam animais e apelou a que os utilizadores tenham um papel mais activo neste objectivo, denunciando os actos publicados na rede.

O Neknomination é um jogo, originalmente criado na Austrália, no qual os adolescentes desafiam outros a beber, normalmente cerveja, de forma original e muitas vezes bizarra e a publicar o vídeo nas redes sociais. Este jogo com grande popularidade nas redes sociais é também perigoso. Pelo menos cinco jovens, três no Reino Unido e dois na Irlanda, morreram por excesso de ingestão de álcool.

Texto editado por Bárbara Wong

Sugerir correcção
Comentar