Bento XVI já entregou o anel do Pescador

Foto
O anel simboliza o poder pontifício GABRIEL BOUYS/AFP

O Papa emérito Bento XVI já entregou o anel do Pescador ao cardeal camerlengo para que seja inutilizado, sinal de que o seu pontificado terminou, confirmou neste sábado o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Lombardi precisou que o anel do Pescador, que simboliza o poder pontifício, e o selo de chumbo que usava Bento XVI foram entregues à Secretaria de Estado, que por sua vez os entregou à Câmara Apostólica, encarregada de administrar a Santa Sé quando não há Papa e que é presidida pelo camerlengo, o cardeal Tarcísio Bertone. Tanto o anel do Pescador como o selo serão inutilizados com várias marcas em forma de cruz.

Federico Lombardi adiantou ainda que os preparativos na Capela Sistina, onde decorrerá o conclave, ainda não começaram por ser necessária autorização da Congregação dos Cardeais, que se reunirá pela primeira vez na segunda-feira. Os serviços técnicos do Vaticano já têm tudo pronto, mas de momento a capela continua aberta ao público.

A dois dias do começo das primeiras reuniões preparatórias do conclave, os cardeais continuam a chegar a Roma, onde já se encontram 141 dos 207 membros que compõem o Colégio Cardinalício.

Segundo Lombardi, em Roma residem permanentemente 75 cardeais, e outros 66, vindo de vários países, já indicaram morada na cidade. Os restantes deverão chegar entre 4 e 6 de Março.

Na segunda-feira, a primeira reunião de cardeais começará cerca das 9h30 locais (8h30, hora de Lisboa) e a segunda por volta das 17h locais (16h, hora de Lisboa).

Os cardeais irão analisar a possibilidade de o conclave poder ser antecipado.

A norma estabelece que o conclave comece entre 15 e 20 dias após o início da sede vacante, para permitir a todos os cardeais chegarem a Roma. Mas como a maioria dos cardeais viajou para Roma para acompanhar os últimos dias do pontificado de Bento XVI, existe a possibilidade de o conclave poder ser convocado para 11 de Março.

 

Sugerir correcção
Comentar