Bebé de um ano encontrado morto num barco de refugiados em Lesbos

Desde Janeiro, cerca de 3000 pessoas perderam a vida ou desapareceram na travessia do Mediterrâneo.

Foto
Migrantes e refugiados chegam à ilha grega de Lesbos Aris Messinis/AFP

Um bebé de um ano foi encontrado morto na noite de quinta para sexta-feira num bote de refugiados entre as costas da Turquia e da ilha grega de Lesbos, local onde milhares de migrantes continuar a chegar à procura de abrigo na Europa.

A morte do bebé foi confirmada pelo Ministério da Marinha grego. A criança estava inconsciente quando foi recolhida por elementos da polícia marítima, que não a conseguiram reanimar.

A bordo do bote seguiam 56 pessoas, todas sírias.

Também na manhã desta sexta-feira, a guarda costeira grega lançou uma operação de salvamento para resgatar cerca de 200 migrantes e refugiados, cuja embarcação de madeira ficou presa num banco de areia perto da ilha de Léros.

Entre quinta-feira e sexta-feira de manhã, cerca de 2000 exilados chegaram à costa de Lesbos, onde as crianças continuam a ser a principais vítimas destas travessias arriscadas.

Após a comoção mundial no início de Setembro com a fotografia de Aylan Kurdi – um menino sírio de três anos encontrado morto numa praia turca –, um bebé de menos de um ano e um rapaz com menos de cinco foram igualmente encontrados mortos perto da ilha grega de Kos.

Cerca de 3000 pessoas perderam a vida ou desapareceram no Mediterrâneo desde Janeiro quando tentavam chegar à Europa, segundo os dados do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários