Bashar Assad reafirma que nunca deixará a Síria

Assad diz que uma intervenção militar externa na Síria teria um custo que o "mundo não poderia suportar" Khaled al-Hariri/Reuters

Vinte meses depois do início da revolta na Síria, que há mais de um ano deu lugar a uma sanguinária guerra civil, o Presidente Bashar al-Assad diz estar de pedra e cal no seu posto, avisando que pretende “viver e morrer na Síria”.

Foi numa entrevista à televisão Russia Today, de Moscovo, que Assad quebrou o silêncio que mantinha há várias semanas. Mas nada do que aconteceu desde então o fez mudar de opinião. Assegura que mantém o controlo sobre o país e diz não acreditar numa intervenção militar externa na Síria.

“Não acredito que o Ocidente vá nessa direcção, mas se for, ninguém pode prever o que acontecerá depois”, afirmou o Presidente sírio, avisando que “o custo de uma invasão estrangeira da Síria seria maior do que o mundo pode suportar”. “Teria um efeito dominó que afectaria o mundo do Atlântico ao Pacífico”.

Assad foi repudiado pelos países árabes e ocidentais, mas continua a não existir um consenso sobre como forçar a sua saída ou criar condições para uma solução política de uma guerra que, segundo os activistas, já fez mais de 36 mil mortos. Terça-feira, durante uma visita aos campos de refugiados sírios na Jordânia, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, apoiou um plano para convencer o Presidente sírio a aceitar o exílio como condição para o fim da violência.

“Não sou uma marioneta e o Ocidente não me fabricou para eu fugir para o Ocidente ou qualquer outro país”, afirmou Assad em resposta aos vários apelos nesse sentido, acrescentando em seguida: “Sou sírio, feito na Síria e por isso devo viver e morrer na Síria”.

Não é claro quando foi feita a entrevista, que o canal russo promete divulgar amanhã na íntegra. Mas no excerto já publicado, é possível ver Assad a passear no exterior de uma vivenda, sem aparentes preocupações de segurança.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues