Barco com 170 imigrantes naufragou ao largo da Líbia

Apenas 17 dos passageiros foram resgatados pela guarda costeira.

Foto
Todos os anos milhares de pessoas arriscam a vida na travessia do Mediterrâneo MAHMUD TURKIA/AFP

Uma embarcação de madeira com 170 imigrantes que tentavam alcançar as costas europeias naufragou ao largo da Líbia. Apenas 17 dos passageiros foram resgatados pela guarda costeira, embora continuem as buscas, disse um porta-voz da Marinha líbia.

O barco naufragou perto ao fim do dia de sexta-feira ao largo de Qarabouli, a Leste de Trípoli – um local muito usado pelos traficantes de seres humanos para tentar passar imigrantes ilegalmente de África para a Europa, disse à Reuters o porta-voz da Marinha, Ayoub Qassem. Mas o alerta só foi dado por pescadores locais no sábado de manhã.

A guarda costeira não tem equipamento para procurar os náufragos, por isso é forçada a requisitar barcos e rebocadores aos pescadores para ir em busca de sobreviventes, explicou um oficial desta força, Mohammad Abdellatif.

Até agora, em 2014, o número total de imigrantes que chegaram de forma ilegal às costas italianas ultrapassou 100 mil pessoas, disse o Governo de Roma esta semana.

Mais de 70 mil mil pessoas foram salvas de naufrágios no Mediterrâneo desde que começaram em Outubro as missões de patrulha Mare Nostrum, levadas a cabo por Itália após um naufrágio em que morreram mais de 300 pessoas.

Sugerir correcção
Comentar