A revista norte-americana Time escolheu Barack Obama como Personalidade do Ano, chamando-lhe “o arquitecto da nova América”.
Logo atrás de Obama na escolha da revista norte-americana ficaram Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa que foi atingida na cabeça por tiros disparados por um combatente taliban, em Outubro passado; Tim Cook, o homem que sucedeu a Steve Jobs na liderança da Apple; o Presidente do Egipto, Mohamed Morsi; e Fabiola Gianotti, cientista do Laboratório Europeu de Física das Partículas.
Esta é a segunda vez que o Presidente norte-americano merece esta distinção anual feita pela revista Time. A estreia tinha sido em 2008, ano em que Barack Obama conseguiu a eleição para o primeiro mandato na Casa Branca. Nessa altura, os responsáveis editoriais justificaram a escolha argumentando que Obama tinha conquistado o improvável. E não estavam a falar do cargo de Presidente mas da atenção global do mundo que se interessa pela política.
Quatro anos depois, e à entrada para um segundo mandato que terá início em Janeiro, Obama volta a ser a escolha da Time. Está, por isso, de novo na capa da revista, desta vez numa foto em que surge de lado para o leitor. A expressão já não é a mesma da que fez capa em 2008, altura em que a Time reproduziu simplesmente uma das imagens mais icónicas da primeira campanha de Obama, criada pelo artista de rua Shepard Fairey.
Desde então, a Time escolheu Ben Bernanke, presidente da autoridade monetária dos EUA, a Reserva Federal Americana, em 2009, o fundador do Facebook Mark Zuckerberg, em 2010, e "o manifestante", em 2011.

Comentar