Quatro mortos na queda de avião militar em Sevilha

A aeronave de carga Airbus estava ainda em fase de testes.

O Airbus A400M é o maior avião militar movido a hélice
Fotogaleria
O Airbus A400M é o maior avião militar movido a hélice Bertrand Guay/AFP
Fotogaleria
O avião chocou contra uma torre de alta tensão CRISTINA QUICLER/AFP

Um Airbus A400M, avião militar de carga, despenhou-se na manhã de sábado ao descolar do aeroporto de Sevilha. Quatro tripulantes morreram, outros dois foram levados para o hospital e estão em estado grave, dizem os serviços de emergência.

O avião chocou contra uma torre de alta tensão, a cerca de uma milha do aeroporto (1,6 quilómetros) de San Pablo, pouco depois de avisar a torre de controlo de que estava com problemas. Todo o avião ardeu - as primeiras pessoas que chegatam ao local do acidente dizem ter encontrado uma pilha de cinzas, diz o El País. Espalhados pelo campo estão também vários pedaços do avião. 

Os mortos são um tenente-coronel e dois comandantes da Força Aérea, além de um civil, diz este jornal espanhol. Era o primeiro ensaio deste avião. Trata-se do modelo A400M da Airbus,um dos maiores aviões militares movidos a hélice, que é montado numa fábrica da Airbus Military, perto da capital andaluza.

Uma comissão da empresa europeia Airbus está agora a investigar as causas concretas do acidente.

A produção industrial deste aparelho iniciou-se em 2011, depois do acordo entre sete países, entre os quais Espanha, para comprar 180 unidades. Espanha deveria adquiri 27 Airbus A400M, a entregar a partir do início de 2016, com o objectivo de substituir os aviões de transporte Hérculos C-130, de fabrico americano, diz o El País.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários