Telefonema por satélite permite afinar procura do voo da Malaysia Airlines no Índico

Buscas vão concentrar-se mais a Sul.

Foto
AFP

A Malaysia Airlines tentou contactar com o pessoal de cabina do voo MH370 quando este desapareceu, em Março, através de um telefone satélite. A chamada não teve sucesso, mas os dados de satélite deste telefonema falhado vão ser usados para refinar a procura do avião - apontam para que possa estar num ponto mais a Sul da actual zona de buscas.

De acordo com o vice-primeiro-ministro australiano, Warren Truss, peritos que acompanham as buscas pelo Boeing 777 que desapareceu no oceano Índico quando fazia a viagem de ligação de Kuala Lumpur a Pequim julgam, agora, que o avião terá "virado" para sul mais cedo do que foi inicialmente pensado, o que coloca o ponto de buscas mais a Sul, embora na mesma zona em que estão a decorrer.

O avião da Malaysia Airlines desapareceu dos radares a 8 de Março, pouco depois de ter descolado de Kuala Lumpur, com 239 pessoas a bordo. 

Desde então os vários países da região asiática concentraram inúmeros meios aéreos e navais em acções de busca no oceano Índico, a cerca de 1800 quilómetros da costa ocidental australiana, mas sem quaisquer resultados.

A zona de buscas tem uma área de cerca de 87 mil quilómetros quadrados, cujos fundos marinhos estão a ser cartografados como nunca. Estão a ser descobertas características geológicas novas, como por exemplo dois novos vulcões submarinos.

A partir de Setembro, uma empresa holandesa, chamada Fugro Survey, vai iniciar novas buscas submarinas, com três veículos que vão procurar directamente o avião no fundo do mar.

Sugerir correcção
Comentar