Atentado suicida contra veículos da NATO no Afeganistão mata 15 pessoas

Grupo aliado dos taliban reivindicou ataque.

Vestígios do atentado desta quinta-feira Mohammad Ismail/Reuters

Pelo menos 15 pessoas foram mortos e dezenas ficaram feridos num atentado suicida, com um carrro armadilhado, contra duas viaturas blindadas da força internacional da NATO, em Cabul.

O chefe da polícia de Cabul, Mohammad Ayoub Salangi, disse que, nesta quinta-feira de manhã, “uma viatura armadilhada explodiu perto de dois veículos militares estrangeiros”. “Há vítimas e cerca de dez casas danificadas”, acrescentou.

“Não estamos em condições de identificar os mortos, devido ao estado dos corpos”, disse o chefe dos serviços hospitalares do ministério da Saúde, Sayed Kabir Amiri, que adiantou os números de vítimas.

Fonte policial citada pela BBC disse que entre os mortos estão duas crianças e dois soldados americanos.

A explosão, cujo estrondo se ouviu pela cidade, foi confirmada pela força da Aliança Atlântica, que não adiantou qualquer balanço e confirmou apenas a explosão, no bairro residencial de Shag Shahid, no sudeste de Cabul.

Um porta-voz da força militar da NATO disse que está a ser averiguado se havia estrangeiros entre as vítimas.

O atentado já foi reivindicado pelo movimento islamista radical Hezb-e-islami, do antigo primeiro-ministro e “senhor da guerra” Gulbuddin Hekmatyar. “Fizemos este ataque e assumimos a responsabilidade”, disse à AFP um porta-voz do grupo que luta ao lado dos taliban contra as forças internacionais.  

Foi o primeiro atentado em Cabul desde 9 de Março, quando nove civis foram mortos num ataque junto ao ministério da Defesa, numa altura em que o secretário norte-americano da Defesa, Chuck Hagel estava de visita ao país. Esse ataque foi reivindicado por combatentes taliban.

A NATO tem cerca de cem mil soldados no Afeganistão. A retirada dessas tropas deve ocorrer até final de 2014, mas países como os Estados Unidos já manifestaram a intenção de manter a presença militar no país após essa data. Os taliban têm repetido que a retirada total das tropas estrangeiras é condição essencial para quaisquer negociações de paz. 
 
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues