Ataques aéreos da coligação matam 21 civis perto de Alepo

A falta de alimentos em de Alepo é "inquietante", adverte a ONU.

Foto
A falta de alimentos em de Alepo é "inquetante", adverte a ONU AFP

Pelo menos 21 civis morreram esta segunda-feira na Síria devido a ataques aéreos da coligação dirigida pelos Estados Unidos contra Minbej, um reduto do Estado Islâmico. Tudo indica ter-se tratado de um ataque de apoio a uma ofensiva dos combatentes curdos no terreno.

Segundo indicações do Observatório Sírio de Direitos Humanos, “pelo menos 15 civis morreram durante os ataques a um bairro no norte da cidade de Minbej”. As restantes seis pessoas foram mortas na aldeia de Al-Toukhar, no norte da cidade.

Desde o início da ofensiva contra o Minbej – a 31 de Maio deste ano –, que as Forças Democráticas da Síria (FDS) têm atacado regularmente Minbej, que está controlada em 75% pelo Estado Islâmico. As FDS são uma força que combate os jihadistas no Norte da Síria e composta sobretudo pelas Unidades de Protecção do Povo Curdo (YPG). São apoiadas pela coligação internacional.

A 23 de Junho, as forças no terreno apoiadas pela coligação conseguiram entrar na cidade de Minbej, localizada na província de Alepo, que serve como principal zona de abastecimento para os jihadistas. Desde o início de Julho que as FSD têm avançado lentamente. Apesar de os ataques terem continuado, as FSD enfrentam minas, atentados suicidas e utilização de carros-bomba por parte do grupo terrorista.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos assegurou que dezenas de milhares de civis já conseguiram fugir com a ajuda desta aliança. 

A guerra na Síria, que começou em 2011, após a repressão do regime chefiado por Bashar al-Assad às manifestações pró-democracia, levou a que vários intervenientes – locais e internacionais – combatessem neste território muito fragmentado.

O conflito já provocou mais de 280 mil mortes e forçou milhões de pessoas a abandonarem as suas casas e a fugir para os países vizinhos e para a Europa, devido à grave crise humanitária que se vive na Síria.

Esta segunda-feira a ONU alertou também para a falta de alimentos em Alepo, reportou a AFP. É uma situação “particularmente inquietante devido à forte concentração de habitantes naquela zona”, afirmou o gabinete da ONU para a corordenação de assuntos humanitários.

A estrada de acesso a Alepo está controlada pelo regime de Damasco, que ali realiza uma grande ofensiva para recuperar o controlo total da cidade. Receava-se que 300 mil pessoas ficassem sem acesso a alimentos ou medicamentos.

Na grande cidade síria de Alepo os civis não têm onde se esconder

 

Sugerir correcção
Comentar