Ataque taliban a posto do Exército paquistanês faz dezenas de mortos

Acção foi justificada como retaliação contra ataques dos drones.Governo diz que desde o 11 de Setembro foram mortas 35 mil pessoas no país.

Foto
Exército paquistanês foi o alvo do ataque AFP/Arquivo

Um ataque a um posto de controlo do Exército, no noroeste do Paquistão, matou neste sábado pelo menos 24 pessoas, entre as quais 11 civis, anunciou fonte oficial citada pela AFP. Informações obtidas pela Reuters referem 35 mortos.

A acção, descrita pela AFP como um atentado-suicida, é apresentada pela Reuters como um ataque seguido de tiroteio que, “se prolongou por quatro horas” e provocou a morte de pelo menos 13 soldados e 12 atacantes.

Fontes oficiais citadas pela mesma agência disseram que também foi atacada uma casa, perto do posto, onde foram mortos dez membros de uma mesma família.

Os talibans reivindicaram o ataque ao posto, em  Lakki Marwat, numa região instável, próximo das zonas tribais, 240 km a sul de Peshawar. Afirmam que foi uma represália contra o apoio do Exército paquistanês aos ataques que sofrem de aviões não tripulados, drones, dos Estados Unidos.

As zonas tribais paquistanesas, que beneficiam de alguma autonomia, são usadas como refúgio por talibans e rectaguarda de grupos da Al-Qaeda que, no vizinho Afeganistão, combatem a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

O governo paquistanês quantifica em cerca de 35 mil o número de mortos em acções terroristas no país desde o 11 de Setembro e a intervenção norte-americana que se seguiu no Afeganistão.

 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar