Ataque em França foi terrorismo e tem ligações com o Estado Islâmico

Yassin Salhi diz que matou o patrão e atacou uma fábrica nos arredores de Lyon por razões pessoais. Investigação discorda.

Foto
Yassin Salhi deixou lençóis brancos com uma profissão de fé em árabe ao lado do corpo do seu patrão Philippe Desmazes / AFP

A investigação ao ataque de sexta-feira nos arredores de Lyon, em França, em que Yassin Salhi decapitou o seu patrão e tentou incendiar uma fábrica de gás, identificou uma “motivação terrorista” no atentado e apontou para ligações com o autoproclamado Estado Islâmico.

Estas conclusões foram anunciadas pelo procurador francês François Molins, numa conferência de imprensa em Paris, na manhã desta terça-feira. Salhi, que foi detido no local e confessou já ter matado Hervé Cornora, o seu patrão, continua a ser interrogado pelas autoridades.

De acordo com François Molins, Yassin Salhi esteve “regularmente em contacto” com um outro francês que partiu para combater com o grupo extremista na Síria, identificado nesta terça-feira como “Younes”, para quem Salhi enviou fotografias da cabeça decapitada de Hervé Cornora antes de tentar o ataque à fábrica. O desejo de Salhi seria que essas fotografias fossem publicadas pelos jihadistas, escreve a AFP.

Para além do mais, avançou o procurador, o ataque de sexta-feira “corresponde exactamente às ordens” lançadas pelos jihadistas há uma semana, à entrada para o mês do Ramadão, quando estes apelaram a um “mês sangrento” para os “infiéis”. No local onde Salhi depositou o corpo do patrão foram encontrados lençóis brancos com escritos em árabe de profissão de fé.

Mas não há indicações de que o ataque tenha sido comandado pelos extremistas. O próprio Salhi disse às autoridades que o atentado foi motivado por desentendimentos com Hervé Cornora e com a sua mulher. “Segundo ele”, avançou o procurador, “as motivações para os seus actos são puramente pessoais e o seu ataque não é terrorista”.

Para as autoridades, contudo, a ligação “terrorista” existe. “Um não exclui o outro, e a escolha de matar alguém que se odeie não exclui uma motivação terrorista”, disse François Molins.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários