Ataque a base da NATO e das forças afegãs faz 45 feridos

À medida que se aproxima a retirada das forças da NATO, aumenta a violência no Afeganistão Rob Knight/Reuters

Um atentado suicida com um carro armadilhado a uma base conjunta da NATO e do Exército afegão em Zurmat, uma cidade da província de Paktiya, no Leste do Afeganistão, fez na madrugada desta quarta-feira “numerosas vítimas” entre os militares afegãos. As autoridades locais ouvidas falam em 45 feridos.

“Segundo as primeiras informações, o ataque fez numerosas vítimas nas forças afegãs, mas não há de momento relatos de vítimas da NATO”, disse um porta-voz das forças da coligação internacional, citado pela AFP.

Não ficou claro se falava em mortos ou em feridos. Mas, segundo o vice-governador de Paktiya, Gul Rahman Mangal, em declarações à Reuters, 45 soldados afegãos ficaram feridos no ataque. Fontes do hospital de Zurmat adiantaram à agência que também sete civis sofreram ferimentos.

A explosão do veículo foi reivindicada pelos taliban. Zabiullah Mujahid, seu porta-voz, acrescentou que um grupo de combatentes com coletes de explosivos, metralhadoras e granadas conseguiu depois entrar na base militar.

À medida que se aproxima a data fixada para a retirada das forças da NATO do país, até ao final de 2014, aumenta a violência por todo o Afeganistão. E surgem as dúvidas sobre se as forças de segurança afegãs terão capacidade para controlar os taliban. Segundo a coligação, por mês têm sido mortos ou feridos, em média, 243 soldados e 292 polícias afegãos.
 

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues