Assange desafia EUA a revelarem documentos secretos sobre ataques de drones

Fundador do WikiLeaks condena ordem de Obama para avançar com ataques contra cidadãos norte-americanos no estrangeiro.

Foto
Assange está exilado na embaixada do Equador em Londres Suzanne Plunkett/Reuters

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, desafiou as autoridades dos Estados Unidos a divulgarem documentos secretos sobre os ataques de drones (aviões telecomandados), dizendo que o poder para matar cidadãos mostra o “colapso” do sistema norte-americano.

Numa rara aparição na televisão norte-americana, Assange aproveitou para condenar Barack Obama por ter dado “luz verde” aos ataques de drones contra cidadãos norte-americanos no estrangeiro, suspeitos de actividades terroristas e de alianças com a Al-Qaeda.

“Não consigo ver maior colapso do que o executivo poder matar os seus próprios cidadãos arbitrariamente, à vontade, em segredo, sem que seja tornada pública qualquer tomada de decisão”, disse Assange durante o programa Real Time with Bill Maher, transmitido pelo canal HBO. Assange está exilado na embaixada do Equador em Londres, Reino Unido, mas participou no programa via satélite.

“É por isso que precisamos de organizações como a WikiLeaks. Desafio qualquer pessoa na Casa Branca que tenha acesso a essas regras e procedimentos, a trazerem-nas até nós. Vamos manter-vos no anonimato e revelar essas informações ao público”, acrescentou.

Sugerir correcção
Comentar