Assad pode fazer o "discurso da solução" para a Síria neste domingo

O Presidente poderá propor o cessar-fogo, um governo de unidade nacional e eleições livres. Condição não negociável: não pode ser impedido de se candidatar.

Assad quer ser candidato à presidência da Síria Reuters

O Presidente da Síria, Bashar al-Assad, fala domingo sobre o conflito no seu país e o jornal libanês pró-sírio Al-Akhbar diz que vai proferir o "discurso da solução".

"O discurso será proferido no domingo de manhã e será sobre os desenvolvimentos na Síria e na região", escreveu anunciou também a agência noticiosa oficial síria SANA. O último discurso de Assad fora no dia 3 de Junho, no Parlamento de Damasco.

Segundo o jornal libanês, Assad vai falar em cessar-fogo e eleições livres, mas tem uma condição não negociável: será candidato à presidência do país nessas eleições que acontecerão no final do seu actual mandato, em 2014.

O conflito na Síria começou há quase dois anos (21 meses) e degenerou em guerra civil, com as forças governamentais a combaterem um Exército de Libertação da Síria e grupos de guerrilheiros que actuam autonomamente em todo o país. Hoje, houve confrontos perto de Damasco.

O "discurso da solução", avança o jornal, terá cinco pontos, entre eles a presença de observadores internacionais para supervisionar a sua aplicação, a redacção de uma nova Constituição e a formação de um governo de unidade nacional até às eleições em que também será eleito um novo Parlamento. 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues