China diz que nova Presidente de Taiwan é "extremista" por ser solteira

Artigo publicado na agência de notícias oficial Xinhua diz que Tsai Ing-wen é "errática" porque não "suporta o peso emocional de uma família".

Foto
Tsai Ing-wen acena aos seus apoiantes após vitória eleitoral retumbante em Janeiro REUTERS/Damir Sagolj

Um artigo publicado na agência de notícias chinesa Xinhua, a acusar a recém-empossada Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, de “extremismo político” está a causar furor nas redes sociais. Em causa estão as razões apontadas pelo autor do texto, um dirigente do Exército da China, para o que "extremismo" da líder taiwanesa: o seu “estilo errático” tem a ver com o facto de ser solteira e não “suportar o peso emocional de uma família”, escreveu.

A reacção ao artigo já levou a Xinhua a retirar o polémico texto da sua edição electrónica. No entanto, o texto original já tinha sido replicado nas redes sociais e em vários micro-sites, como a popular plataforma chinesa Weibo. “Como uma política que é uma mulher solteira, Tsai Ing-wen não carrega o peso emocional do amor, da família e dos filhos. É por isso que o seu estilo, e as suas estratégias políticas, são mais emotivas, pessoais e extremistas”, considera Wang Weixing, o autor do texto, publicado como comentário.

O gabinete de Tsai disse não ter qualquer interesse em reagir à publicação do texto – que aconselhava a nova Presidente a corrigir o seu “estilo errático” antes de anunciar “planos de longo prazo para Taiwan”.

Grande parte da indignação online com os ataques a Tsai Ing-wen veio da China, com comentários que classificavam os argumentos usados no artigo como “ofensivos”, “discriminatórios” ou “estúpidos”. Em Taiwan, no fórum online PTT, questionava-se principalmente o “mau gosto” do autor do texto, e especulava-se que talvez se sentisse “intimidado” com o sucesso político de Tsai.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários