O sprint final da campanha eleitoral para as legislativas de sábado no Paquistão foi interrompido nesta quarta-feira depois do grave acidente que Imran Kahn, um dos principais candidatos, sofreu ao cair de um monta-cargas durante um comício na terça-feria.
O antigo campeão de críquete, que se tornou numa das principais figuras da oposição, caiu quando estava a ser elevado para um palco num monta-cargas juntamente com os guarda-costas num comício em Lahore, a segunda cidade do país.
Khan sofreu ferimentos na cabeça e nas costas e fracturou duas costelas e os médicos dizem que deverá ficar em repouso nos próximos dias, o que na prática pode significar que já não deverá participar em nenhuma acção de campanha eleitoral até sábado. Mas as imagens do “herói” nacional ferido, com a rosto ensanguentado a ser levado em braços para o hospital, comoveram o país inteiro e valeram a Khan uma onda geral de simpatia.
Imran Khan, que lidera o Movimento para a Justiça (PTI), deu uma entrevista a um jornalista de uma televisão local, na terça-feira à noite, deitado na cama do hospital, onde apelou à população para votar nele. “Fiz o que pude por este país. Lembrem-se, no dia 11 de Maio é preciso saírem de casa e votar no PTI, sem se preocuparem com os vossos candidatos locais. Votem apenas no PTI e nas suas ideias.”
Terceiro favorito nas sondagens, Imran Khan electrizou multidões por todo o país ao longo dos últimos meses, prometendo a erradicação da corrupção e apelando ao fim do monopólio dos dois grandes partidos tradicionais, o PPP do clã Bhutto e o PML-N do antigo primeiro-ministro Nawaz Sharif.
Várias televisões transmitiram nesta quarta-feira a entrevista de Khan na cama do hospital, mas com a menção “publicidade de campanha eleitoral paga”. “Este vídeo foi uma bênção para ele, já que lhe deverá valer muitos votos de simpatia”, disse um responsável de uma das televisões à AFP sob anonimato.
Os principais partidos cancelaram os comícios que tinham marcado para esta quarta-feira, acabando por deixar o palco mediático reservado a Khan. Quinta-feira realizam-se as derradeiras acções eleitorais antes do encerramento oficial da campanha. A expectativa é a de ver se Imran Khan vai contrariar as ordens médicas e comparecer heroicamente no comício que o PTI tem marcado para a capital, Islamabad.

Comentários