Marca chinesa pede desculpa por anúncio em que branqueou homem negro

Fabricante foi obrigado a pedir desculpas por vídeo em que máquina de lavar transforma homem negro em asiático.

Anúncio polémica na China

Uma mulher prepara-se para pôr a máquina da roupa a lavar em casa quando um trabalhador das obras, negro, se aproxima. Ela chama-o e atira-o para dentro da máquina depois de lhe colocar uma cápsula de detergente na boca. No fim do programa de lavagem, a mulher abre a tampa e lá de dentro sai um homem asiático. São 40 segundos de um anúncio televisivo de uma marca chinesa de detergentes, a Qiaobi, que está a ser acusada de racismo. “A mudança começa com Qiaobi”, remata o vídeo publicitário.

A empresa já teve de se retractar por causa do anúncio. “Pedimos as vossas desculpas pelo prejuízo que causámos aos africanos por causa da divulgação do anúncio e da sua amplificação pelos media”, declarou sábado à noite o fabricante em comunicado, citado pela BBC.

A marca já retirou os links do vídeo e apelou para que não seja partilhado nas redes sociais. É que o vídeo tornou-se viral. Nos últimos dias, já foi visto mais de 6,5 milhões de vezes no You Tube.

O anúncio começou a ser exibido em Março mas só nas últimas semanas a onda de indignação engrossou, depois de ter sido alvo da atenção dos media ocidentais. 

Sugerir correcção
Comentar