Amoris Laetitia em excertos

É um hino à família e por isso está escrito numa linguagem directa, às vezes poética. Francisco reitera algumas premissas da Igreja, reforçando a mensagem inclusiva e tocando em quase todos os aspectos da família moderna — O Papa recomenda aos casais que dêem um beijo, todas as manhãs.

Foto
O Papa deu a sua visão da família moderna AFP

Mudar de atitude

“Muitas pessoas sentem que a mensagem da Igreja sobre o casamento e a família não reflecte claramente os ensinamentos de Jesus, que traçou um ideal exigente sem nunca ter deixado de mostrar compaixão nem proximidade para com a fragilidade do indivíduo”.

“Um pastor não se pode sentir que é suficiente aplicar as leis morais apenas aos que vivem em situações irregulares, como se fossem pedras lançadas contra a vida das pessoas (...) Se acreditarmos que tudo é a preto e branco, fechamo-nos por vezes ao caminho da graça”.  

Novas famílias

“Os divorciados numa nova união, por exemplo, podem encontrar-se em situações muito diferentes, que não devem ser catalogadas ou ‘fechadas’ em afirmações muito rígidas”.

“Por causa de condicionalismos ou de factores atenuantes, é possível que, numa situação objectiva de pecado, se possa viver na graça de Deus (...) recebendo nesse estado a ajuda da Igreja”.

“Quando uma união atinge uma estabilidade consistente (...), uma afeição profunda (...), responsabilidades em relação às crianças [ela pode] ser considerada uma situação que se pode desenvolver para o casamento”. “Será possível valorizar esses sinais de amor que, de uma forma ou de outra, reflectem o amor de Deus”.

Integrar, mas...

“Cada pessoa, independentemente da sua tendência sexual, deve ser respeitada na sua dignidade e ser acolhida com respeito”.

“Não há qualquer fundamento para assimilar ou estabelecer analogias, mesmo longínquas, entre as “uniões homossexuais e o projecto de Deus sobre o casamento ou a família”.

“Uniões de facto ou entre pessoas do mesmos sexo não podem ser simplisticamente comparadas a casamentos. Nenhuma união temporária ou fechada à transmissão da vida pode assegurar o futuro da sociedade”.

O matrimónio

“Uma das causas que levam à ruptura matrimonial são as expectativas muito elevadas sobre a vida conjugal. Quando descobrimos a realidade, mais limitada e mais difícil do que aquilo que tínhamos sonhado, a solução não é pensar rapidamente e de forma irresponsável na separação”.

“Um beijo em cada manhã, uma oração nocturna, esperar à porta para dar as boas vindas um ao outro, fazer viagens juntos”. “Mas também é importante quebrar a rotina com uma festa e usufruir das celebrações familiares”.

“Entreguem-se um ao outro livremente num amor livre, fiel e exclusivo”. “Não deixem o dia acabar sem fazer as pazes”. “Não reajam agressivamente aos defeitos do outro”. “As maiores alegrias surgem quando conseguimos provocar grandes alegrias nos outros, um gostinho do paraíso”.

“Não podemos separar o masculino do feminino na obra criada por Deus (...), ocupar-se de certos trabalhos da casa ou de certos aspectos ligados aos filhos não torna [o homem] menos masculino”.

Amor erótico

“Deus criou a sexualidade, um presente maravilhoso às suas criaturas”. “O sexo torna-se muitas vezes despersonalizado e doentio; em resultado disso torna-se muitas vezes instrumento de egoísmo e de  satisfação de instintos pessoais”.

“De forma alguma podemos considerar a dimensão erótica do amor como um mal permitido ou algo a tolerar pelo bem da família, mas como um dom de Deus que embeleza a união dos esposos”. “O amor nega qualquer tendência para se fechar sobre si mesmo, abrindo-se a uma fecundidade que o prolonga para além da sua própria existência. Por isso, qualquer acto genital por parte dos esposos não pode negar esse sentido”.

“A vida humana e a parentalidade tornaram-se realidades separáveis e modulares, sujeitas sobretudo aos desejos dos indivíduos ou casais”. “Não caiamos no pecado de tentar substituir o Criador”.

Aborto

“É tão grande o valor da vida humana, e tão inalienável o direito à vida de uma criança inocente no ventre da mãe, que não se pode alegar o direito sobre o próprio corpo para justificar a decisão de terminar uma vida”. “Os que trabalham em centros de saúde são lembrados de que têm o dever moral de ser objectores de consciência”.

“Se a família é o santuário da vida, o lugar onde a vida é engendrada e protegida, o facto de ser o lugar onde a vida nasce e é destruída constitui uma contradição desoladora”.

Educação sexual

“Uma educação sexual que preserve um pudor saudável tem um enorme valor (...) Encaramos com demasiada leveza a educação sexual”.

“Não é fácil abordar a educação sexual numa idade em que a sexualidade tende a ser trivializada. Tem que ser entendida num quadro maior da educação do amor, da entrega mútua. Nesse sentido, a linguagem da sexualidade não deve ser empobrecida mas iluminada e enriquecida”. “A educação sexual deve fornecer informação... no momento certo e de forma adequada à idade da criança. Não as ajuda inundá-las de informação antes de as ajudarmos a desenvolver o sentido crítico”.

Homens/Mulheres

“A violência odiosa que por vezes se exerce sobre as mulheres, os abusos no círculo familiar e as diversas formas de escravatura, não constituem uma demonstração da força masculina, mas uma grosseira degradação”. “A violência verbal, física ou sexual que se exerce sobre as mulheres em certas famílias contradizem mesmo a natureza da união conjugal.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar