Adolescentes presos em Marrocos por publicarem beijo no Facebook

Casal de namorados foi detido por atentado ao pudor.

Foto
Caso está a provocar onda de reacções nas redes sociais THOMAS HODEL/REUTERS

O seu “crime” foi terem partilhado a foto de um beijo no Facebook. Por isto, dois adolescentes estão presos desde quinta-feira em Marrocos.

“Trata-se de um adolescente e a sua namorada. Foram detidos na quinta-feira por atentado ao pudor público, depois de terem partilhado uma foto a beijarem-se”, disse à AFP Chakib Al Khayari, presidente da Associação Rif de Direitos Humanos. A foto foi tirada diante da escola onde ambos estudam, em Nodar, cerca de 500 quilómetros a Nordeste da capital Rabat.

Segundo Al Khayari, o rapaz e a rapariga foram levados para um centro de detenção de menores e deverão ser apresentados a um juiz na próxima sexta-feira.

A reacção não se fez esperar. Não só a foto dos namorados foi multiplicada nas redes sociais, como outras, de outros casais, foram publicadas.

Acções de protesto tiveram lugar ou estão planeadas. Na sexta-feira, jovens marroquinos concentraram-se diante do local onde o casal esté detido, a exigir a sua libertação. Para este domingo, está a ser convocado um “beijo gigante” diante da embaixada do Marrocos em Paris.

Sugerir correcção
Comentar