Adolescentes ingleses pensam que Shakespeare é um apresentador de televisão

Um inquérito mostrou muitas associações erradas: Rod Stewart primeiro-ministro na II Guerra, Anne Frank apresentadora de televisão americana.

Foto
William Shakespeare não é apresentador da BBC Leon Neal/AFP

Uma cadeia de hotéis do Reino Unido, a Premier Inn, realizou um inquérito a dois mil alunos do ensino secundário para testar conhecimento histórico e encontrou dados surpreendentes. A maioria dos alunos, entre os 11 e os 16 anos, baralhou as personagens históricas e contemporâneas e fez associações erradas.

Segundo o jornal The Independent, que divulgou os dados deste inquérito, a maior parte dos adolescentes colocou Delia Smith (apresentadora de programas de culinária), Jerry Hall (modelo) e Camila, duquesa da Cornualha e mulher do herdeiro da coroa britânica, Carlos, na lista de mulheres de Henrique VIII.

Os inquiridos não souberam dizer que países estiveram envolvidos na II Guerra Mundial e consideraram que Rod Stewart (cantor), Bruce Forsyth (actor) e Alan Sugar (empresário) foram primeiro-ministros durante esse conflito.

Quando foi pedido que identificassem William Shakespeare, uma grande percentagem de inquiridos disse tratar-se de um apresentador da BBC. Já Nick Knowles, apresentador, foi identificado pelo menos por um aluno como construtor das pirâmides.

Anne Frank, a adolescente judia que morreu no Holocausto, foi identificada como apresentadora de um talk-show americano e a Peste Negra "é" um grupo rock.

O inquérito também versou alguns temas de geografia e alguns alunos não souberam dizer em que parte da Inglaterra está Londres – 91%, porém, sabiam que os Jogos Olímpicos do ano passado se realizaram na cidade; os outros responderam Paris.

A iniciativa de realizar este inquérito deveu-se a uma chamada de atenção, por parte do hotel patrocinador, para a necessidade de os adolescentes aprofundarem alguns conhecimentos – de forma a não dizerem que a sufragista Emmeline Pankhurst é a dona dos armazéns Selfriges e que o estádio do Arsenal, que agora se chama Arsenal-Emirados, foi construído antes da Catedral de S. Paulo. 

"Ficámos um bocado surpreendidos com o desconhecimento deles, de não saberem quem foi Shakespeare e outros acontecimentos importantes que ocorreram no Reino Unido", disse ao Independent um porta-voz da cadeia de hotéis.
 

Sugerir correcção
Comentar