Activista angolano Rafael Marques foi libertado em Luanda

O jornalista e ativista angolano Rafael Marques Morais foi libertado na sexta-feira à noite, depois de várias horas sob custódia policial em Luanda, noticia nesta sexta-feira o site Maka Angola.

Foto
Daniel Rocha

O activista dos direitos humanos e jornalista angolano Rafael Marques e dois outros repórteres tinham detidos nesta sexta-feira em Luanda, segundo informação do site que fundou e dirige, o Maka Angola.

O jornalista e ativista angolano Rafael Marques Morais foi libertado na sexta-feira à noite, depois de várias horas sob custódia policial em Luanda, noticia o site Maka Angola

Rafael Marques tinha detido juntamente com outros jornalistas, Alexandre Solombe e Coke Mukuta, correspondente da rádio Voz da América. 

Citado pelo Maka Angola, Osvaldo Silva, do Bloco Democrático, um partido angolano sem representação parlamentar, disse que as detenções ocorreram quando Marques e os outros dois jornalistas estavam a entrevistar, junto ao tribunal de polícia, em Luanda, seis manifestantes detidos num protesto ocorrido na quinta-feira, que acabavam de ser libertados.

Os três foram rodeados e levados por elementos da Polícia de Intervenção Rápida para local desconhecido, acrescentou.

Na quinta-feira, segundo a Voz da América a rádio RFI, um forte aparato de segurança impediu uma manifestação promovida pelo Movimento Revolucionário Angolano, uma organização juvenil, para reclamar a libertação de um dos seus membros, Manuel Nito Alves, de 17 anos. Na altura, foram feitas detenções – os números variam conforme as fontes.

Algumas horas depois foi noticiado que o jornalista tinha sido libertado.
 

 

Sugerir correcção
Comentar