Acidente entre autocarro e comboio mata 47 crianças no Egipto

O autocarro levava 60 crianças e o desastre deu-se numa passagem de nível em Manfalaut, a 360 quilómetros a sul de Cairo STR/AFP

Um acidente matou 47 crianças no Egipto neste sábado. Um comboio embateu num autocarro que estava a atravessar a passagem de nível. Ao todo morreram 49 pessoas. O ministro dos Transportes egípcio já se demitiu por causa deste acidente.

As crianças tinham idades entre os quatro e seis anos, pertenciam a um jardim de infância, e estavam numa visita de estudo. O autocarro levava 60 crianças e o desastre deu-se numa passagem de nível em Manfalaut, a 360 quilómetros a sul de Cairo.

“Houve 49 mortes e 18 feridos”, a maioria das mortes foram crianças, disse Yehya Keshk à televisão estatal, citado pela agência France Press. Keshk, o governador da província, disse que o trabalhador responsável pelo fecho das cancelas na passagem de nível adormeceu. O trabalhador já foi preso, acrescentou. “Há uma equipa de 45 médicos que estão a cuidar das crianças feridas”, disse.

O Presidente do Egipto, Mohamed Morsi, aceitou a demissão de Rashad al-Metini, ministro dos Transportes, e a demissão do responsável pela Autoridade dos Caminhos de Ferro Egípcios.

Os pais das crianças fizeram uma manifestação no local, exigindo a pena de morte para os responsáveis. Um correspondente da televisão estatal disse que o cenário era “aterrador” com os corpos das crianças no chão.

Mohamed Morsi apresentou as condolências às famílias dos falecidos. “Em meu nome e no nome das pessoas do Egipto, dou as mais sinceras condolências às famílias”, disse, citado pela AFP. “As pessoas responsáveis vão ser punidas”, acrescentou.

Um grupo activista exigiu a demissão do Governo do primeiro-ministro egípcio Hesham Qandil. “Este acidente é uma prova do falhanço do Governo de Qandil e dá força à nossa exigência da demissão de um governo que tem falhado, ao longo de vários meses, em criar algo que melhore o sofrimento dos egípcios”, disse o movimento 6 de Abril, citado pela AFP.

Todos os anos morrem em média 8000 pessoas nas estradas do Egipto, segundo a BBC News.
 
 

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues